O ponto alto dos festejos é vivido no dia 23 deste mês, pelas 14:30, com uma sessão comemorativa dos 468 anos de elevação de Portalegre a cidade, no centro de congressos do município, em que são atribuídas seis medalhas de prata e 12 de ouro a personalidades e entidades que se destacaram em prol do concelho.

Antes, pelas 09:00, as comemorações do dia da cidade abrem com o hastear de bandeiras em frente aos Paços do Concelho, com honras militares por uma companhia de guardas provisórios do Centro de Formação de Portalegre da GNR e com a presença da Sociedade Musical Euterpe, Sociedade Recreativa e Musical Alegretense e da Fanfarra do Bombeiros Voluntários de Portalegre.

O tradicional desfile das Maias e das carroças, pelas 16:00, com início na Praça da Republica e término na Rua 05 de Outubro, é outro dos atrativos das festividades.

Um espetáculo de pirotecnia está marcado pelas 00:00, na Avenida George Robinson.

Este ano, o Jardim da Corredoura foi o palco escolhido para receber uma parte dos eventos, principalmente musicais, destacando-se os espetáculos com Micaela, Jorge Guerreiro, Só Xutos, CAEP Voices, Orquestra Ligeira do Exército, “Dança com a Cidade”, pela Escola Silvina Candeias, e a Sociedade Musical Euterpe com o espetáculo “Filmes em Concerto”.

“A pouco e pouco vamos fazer com que as festas sejam mais vividas por todos, não só pelos habitantes do concelho, mas por toda a região”, disse.

Adelaide Teixeira destacou ainda uma exposição de Jorge Curval, subordinada ao tema “Reflorestar Portalegre”, que vai estar patente ao público em diferentes pontos da cidade.

Do programa, que se estende até ao dia 27 deste mês, fazem ainda parte apresentações de livros e atividades desportivas, como a prova de Ultra-Trail São Mamede, que conta com a participação de “mais de mil atletas”.

Durante as festas, o artesanato e a gastronomia também vão marcar presença com uma mostra no Mercado Municipal de Portalegre.

Ainda inserida nas comemorações, está prevista para sábado, às 17:00, uma corrida de touros à portuguesa, com a participação dos cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol e Miguel Moura.

O festejo conta com a presença de três touros de Dolores Aguirre e outros tantos de José Luís Pereda, estando as pegas a cargo dos forcados Amadores do Ribatejo, Portalegre e de Redondo.

(Notícia corrigida às 17h42 de 15/05/2018: alteração da imagem de destaque)

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.