Carla e Sofia foram duas das cerca de 13 mil pessoas que hoje participaram no evento, que decorre até domingo no Meo Arena, e contaram à agência Lusa que o "convívio entre as pessoas é ótimo".

A praticar pela primeira vez a aula de 'grit' (treino cardiovascular de alta intensidade), as amigas vieram ao PortugalFit por razões diferentes.

Enquanto para Carla praticar exercício físico "é um vício", Sofia começou agora a frequentar o ginásio e disse à Lusa que se interessa "bastante por tudo o que seja 'fit'".

"Achei que era bom vir para aprender mais um bocadinho", acrescentou Sofia.

Num espaço mais ao lado, Adelaide está a fazer a aula de RPM (pedalar com carga em bicicleta estática) com um grupo de amigos.

"Nós praticamos desporto juntos, no ginásio e fora do ginásio, e costumamos vir à convenção", confidenciou à Lusa.

Para esta praticante de exercício físico, "o convívio e as 'masters' [aulas]" são o mais interessante, "essencialmente o convívio".

Na sua ótica, o evento também serve para "conhecer outras atividades, que às vezes os ginásios não têm, e aqui há possibilidade de descobrir".

Sobre o preço dos bilhetes, que custam 17 euros para um dia e 26 euros para os dois, Adelaide considerou ser "equilibrado".

"É adequado ao que temos ao nosso dispor", completou.

Além destas, existem outras aulas abertas durante o fim de semana de 'power jump' (ginástica com recurso a um minitrampolim), 'sprint' (pedalar rápido em bicicleta estática), 'body attack' (treino cardiorrespiratório), 'sh'bam' (dança) e 'body combat' (artes marciais).

Mais dirigidas a profissionais do setor, existem outras aulas de grupo, nas quais são lançadas novas coreografias.

O PortugalFit é ainda composto por competições de 'cross training' e de culturismo.

Duarte pratica 'crossfit' (treino de força) há três anos e, pela segunda vez, está a participar num concurso no PortugalFit.

"Acho que a nível de competições em Portugal, é a competição que mais visibilidade dá à modalidade, ainda por cima um espaço como este", afirmou à Lusa.

O jovem atleta destacou, também, "o grande espírito" do evento.

"O pessoal gosta imenso de vir cá", reforçou, adiantando que também se juntam comunidades de praticantes de 'crossfit' para se apoiarem uns aos outros.

No evento, existe ainda uma feira com venda de equipamentos desportivos e de suplementos alimentares, aulas de culinária com receitas saudáveis e serviços gratuitos como massagens, sessões de treino personalizado e de aconselhamento e espetáculos.

Em declarações à Lusa, o organizador do evento, André Manz, referiu que o PortugalFit, que começou às 10:00, está a decorrer "dentro das expectativas".

"O evento está cheio e as pessoas estão muito felizes. Estamos a alcançar o objetivo que é motivar as pessoas para a prática de exercício físico", vincou.

A expectativa da organização é que no domingo também se registem perto de 13 mil visitantes, perfazendo um total de 26 mil participantes em dois dias.

Na primeira edição, realizada no ano passado, registam-se perto de 18 mil visitantes.

No domingo, o evento decorre entre as 09:00 e as 20:00.