O município informou que “os edifícios desabitados desta antiga zona de cariz industrial vão ganhar nova vida, com mais de 15 artistas a pintarem, ao longo do fim de semana, murais dedicados à temática ‘Vivências na Cidade’”.
“Promover programas e iniciativas municipais que estimulem nos jovens diferentes expressões artísticas e culturais, em prol da valorização e qualificação do espaço público”, é o objetivo deste festival, acrescentou a autarquia, numa resposta à Lusa.
É possível encontrar um mercado urbano com peças de marcas e artistas emergentes, em simultâneo com a “Mostra de Graffiti ao vivo”.
A cidade vai também receber bailarinos numa competição de danças urbanas de diversos estilos, como o afrohouse e o breakdance.
O evento, que pretende promover a cultura urbana, é organizado pelo município num “processo de reabilitação da zona do Caramujo/Romeira”.
“A escolha dos artistas participantes na ‘Mostra de Graffiti de Almada’ decorreu de inscrições realizadas na primeira quinzena de agosto, tendo sido avaliadas as propostas por um júri composto por três elementos da área das artes”, mencionou a autarquia.
Os jurados foram Vanda Piteira, diretora da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, e os artistas Skran e Vanessa Teodoro (The Super Van).
Segundo o município, “o Festival Urbano visa proporcionar aos jovens a oportunidade de participação e exercício de cidadania, de forma consciente, concertando a criação artística juvenil de manifestação urbana com a consciência cívica e a qualificação do património e do espaço público”.
A Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, apela aos jovens para o diálogo e compreensão da cultura urbana “enquanto fenómeno que influencia as áreas criativas, a relação das pessoas com a cidade e o comportamento da sociedade”.
No sábado, o festival vai decorrer entre as 10:00 e a 01:00, retomando no domingo às 10:00, com o seu encerramento pelas 21:00.
O Festival Urbano de Almada é de entrada livre.
O investimento feito pela Câmara Municipal de Almada neste evento não foi revelado.
Comentários