A obra de Hockney, de grandes dimensões e criada em 1972, é considerada uma das três peças mais importantes do artista britânico, de 81 anos, e nela combina dois dos seus temas favoritos: uma piscina e um retrato duplo (de duas pessoas que interagem).

Na tela, um homem elegante, de pé ao lado de uma piscina, observa cuidadosamente outro homem que nada na sua direção, com uma paisagem idílica de árvores e montanhas ao fundo.

O leilão começou em 18 milhões de dólares, e o recorde anterior foi alcançado logo aos 30 segundos da licitação.

Depois de pouco mais de nove minutos de disputa, o valor da obra chegou a 80 milhões de dólares. O preço final alcançou os 90,3 milhões de dólares (quase 80 milhões de euros) com as tarifas e comissões.

"Portrait of an Artist (Pool with two figures)" destronou "Balloon Dog (Orange)" de Jeff Koons, vendido por 58,4 milhões de dórales em 2013, também pela Christie's de Nova Iorque.

No mesmo leilão foi vendida outra obra de Hockney, "Sprungbrett mit Schatten (Paper Pool 14)", pintada em 1978, que tinha um valor estimado entre 6 e 8 milhões e acabou por ser adquirida por mais de 7,2 milhões.

Nascido em Bradford, em 1937, David Hockney é hoje considerado um dos mais importantes nomes da arte britânica do século XX. Em 2017, a Tate Britain realizou uma grande retrospetiva por ocasião dos 80 anos dele, com mais de 200 obras.

Na exposição revelava-se a fase inicial da carreira, passando pela grande série de piscinas californianas de finais dos anos 1960 e pelos grandes retratos duplos dos anos 1970, para terminar nas paisagens luminosas de Yorkshire e da Califórnia.

A Christie's não revelou a identidade do comprador. De acordo com a agência Bloomberg e o site "Artnet", a obra pertence ao bilionário Joe Lewis, proprietário do Grupo Tavistock e do clube de futebol inglês Tottenham Hotspur.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.