A monarca subirá a um pódio em frente ao castelo de Windsor, a residência real localizada a 40 quilómetros de Londres, onde irá pressionar o botão que dará início à prova no dia 22 de abril às às 10 horas da manhã.

A iniciativa tem 40.000 participantes inscritos e a prova vai decorrer entre Blackheath, ao sudoeste da capital, e o Mall, no centro de Londres. O evento será exibido em ecrãs gigantes.

"Sentimo-nos profundamente honrados de que Sua Majestade a Rainha tenha aceite o convite", disse John Spurling, presidente da London Marathon Events. "Especialmente porque isto irá acontecer 110 anos depois da maratona olímpica de 1908, que teve início no castelo de Windsor e cuja partida foi dada pela então princesa Mary, avó da rainha".

A maratona dos Jogos Olímpicos de Londres-1908 foi a primeira disputada com a distância de 42,195 km, que depois se tornou a distância oficial da prova.

Os 195 metros adicionados aos 42 quilómetros serviram precisamente para que a prova acabasse na direção do camarote real do Estádio Olímpico.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.