Este Range Rover SDV8 Autobiography LWB 4.4 Litros está a ser vendido pelo stand de automóveis Bramley Motor Cars, em Surrey, no Reino Unido. Considerado um dos melhores carros reais, tem interior em couro e tom de marfim, tendo feito parte da frota real em 2016 e 2017.

O automóvel foi fotografado inúmeras vezes durante eventos reais, inclusive durante uma visita de estado do ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Barack Obama e da sua mulher, Michelle Obama, em abril de 2016. Na altura, o antigo presidente e a ex-primeira-dama foram conduzidos pelo próprio príncipe Philip após chegarem ao Castelo de Windsor para um almoço privado.

Obama e Isabel II
Obama e Isabel II créditos: AFP

Numa outra homenagem à sua história real, o carro vai ficar com a mesma matrícula de quando foi usado por Isabel II, algo que normalmente não acontece, segundo o vendedor de carros Jack Morgan-Jones.

"Qualquer um pode ter um Ferrari, mas nem todos podem comprar o carro da Rainha", disse o vendedor Jack Morgan-Jones ao canal britânico Sky News. “Normalmente, quando estes carros são vendidos, tentam alterar o número de matrícula depois do serviço real, mas neste caso o registo permanecerá o mesmo, então não há dúvida de que este foi o carro usado pela Rainha”, acrescentou o comerciante.

Carro Isabel II
Carro Isabel II créditos: Bramley Motor Cars

Feito especificamente para uso real, o carro também vem equipado com faróis com cobertura, degraus fixos especialmente adaptados e iluminação de emergência policial, além de uma modificação encomendada por Isabel II para tornar o carro mais facilmente acessível.

“Um dos sinais reveladores de que se tratava de um carro de serviço real foi que a Rainha tinha apoios adicionais colocados nos bancos de trás para facilitar a entrada e saída”, disse Morgan-Jones. "Quando os carros são dispensados da frota real, este tipo de coisas são retiradas, para que não haja indícios de que o carro tenha sido usado pela Rainha ou outro membro da família real, mas, na verdade, não tínhamos percebido que estes apoios foram deixados na bagageira, debaixo do pneu suplente. Se o comprador quiser, pode colocá-los onde estavam", refere.

Carro Isabel II
Carro Isabel II créditos: Bramley Motor Cars

Questionado sobre a história atual do carro, revelou que este já foi vendido duas vezes, primeiro a um antigo colecionador de automóveis que o tinha como parte de uma coleção e depois a um homem que tinha especial carinho pela história da viatura.

Carro Isabel II
Carro Isabel II créditos: Bramley Motor Cars

O carro está à venda por 265 mil euros (225,850 libras), um preço bem diferente de outros carros da mesma marca. "Algumas pessoas pensam que o preço será o mesmo de outro Range Rover. Claramente não é o caso! A última vez que vendemos este carro, a Rainha ainda era viva. Esta é a primeira vez que vai ser vendido depois da sua morte, por isso haverá um preço acrescido a pagar", realça o vendedor.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.