"Esta segunda edição será dedicada à abordagem da gastronomia duriense, vista pela pena de Miguel Torga, escritor que teve Coimbra por lar durante muitos anos, aí se dedicando não apenas à escrita, mas também ao exercício da medicina", refere Miguel Ferreira, diretor da revista a Lei do Vinho, que organiza a iniciativa em parceria com o restaurante de Santa Clara "O Cordel Maneirista".

A historiadora Dina Ferreira de Sousa, autora da obra "Sabores da Mesa na Obra de Miguel Torga", fará a apresentação da obra do autor de "Os novos contos da montanha", destacando a sua relação com a região duriense, de onde era natural.

O contraponto será feito pela professora Fátima Flores, herdeira "de uma das grandes referências da enologia nacional da segunda metade do século XX", Martins da Costa, e sócia das mais antigas caves em atividade na região da Bairrada, as Caves São João.

"Dela teremos não só o testemunho histórico sobre as empresas vitivinícolas mais clássicas da região, como também o relato íntimo das tertúlias familiares à mesa com Miguel Torga, grande curioso sobre os vinhos da Bairrada", acrescenta Miguel Ferreira.

Durante a iniciativa serão servidos diversos pratos da gastronomia duriense, sobretudo ligados à caça, referidos na obra de Miguel Torga, a cargo do ‘chef’ Paulo Queirós.

O evento será dividido em cinco momentos: "A Chegada", "O Farnel de Caça e Mata-Bicho", "A Espera", "A Aproximação" e "A Montaria", num retrato da caça e dos pratos durienses associados àquela atividade.

Nos vinhos, estarão representados sete reconhecidos produtores bairradinos - Adega de Cantanhede, Casa de Saima, Caves Messias, Caves da Montanha, Caves São João, Caves Primavera e Quinta dos Abibes, com espumantes, brancos, tintos e licorosos.

Evento dedicado à cozinha das várias regiões do país, em harmonização com vinhos da região, com preferência para a Bairrada, "Do Reino a Coimbra" vai já na segunda edição.

A cozinha de Trás-os-Montes esteve em foco em dezembro, com a apresentação de diversos pratos tradicionais desta região, acompanhada de explicações sobre ingredientes e tradições por especialistas na área da alimentação e enólogos.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.