Mais de 24.800 espetáculos foram cancelados, adiados ou suspensos em Portugal, entre 8 de março e 31 de maio, por causa das medidas de contenção da epidemia da covid-19, revelou na passada sexta-feira a Associação de Promotores e Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE).

A contabilização demonstrada pela APEFE indica que 364 promotores tiveram de cancelar 7.866 espetáculos, adiar 15.412 e suspender 1.537 eventos, afetando um total de 24.815 eventos culturais e artísticos de dança, música, teatro e outras artes performativas.

No que toca aos eventos de música ao vivo, alguns já têm nova data e outros os promotores prometem divulgá-la em breve. Reunimos as que já são conhecidas. Saiba que vai mudar na agenda de concertos para os próximos meses.

2020

NOS Primavera Sound

Marcado para os dias 16, 17 e 18 de junho, o NOS Primavera Sound, organizado no Parque da Cidade, no Porto, foi adiado para os dias 3, 4 e 5 de setembro.

"Sentimo-nos na obrigação e responsabilidade de contribuir o melhor possível para a sobrevivência da indústria dos espetáculos ao vivo, cujo papel será crucial para regressarmos à normalidade depois desta situação inédita. A todos, agradecemos o esforço e a dedicação", refere a organização numa nota publicada no seu site.

Desconcerto

As cinco datas do Desconcerto, com António Zambujo, César Mourão, Luísa Sobral e Miguel Araújo, em Lisboa, foram adiadas.

Os espetáculos no Coliseu dos Recreios, originalmente marcados para os dias 3, 4, 5, 6 e 7 de abril estão agora agendados, respetivamente, para os dias 1, 2, 3, 4 e 5 de setembro.

Diogo Piçarra

O concerto de Diogo Piçarra na Altice Arena, marcado para o dia 28 de março, foi adiado para o dia 12 de setembro.

"Tenho trabalhado muito para esta noite e estou ansioso para partilhar tudo com todos vocês. No entanto, para que possamos ter a nossa noite perfeita temos que estar todos em segurança, por isso esta é a melhor solução", revelou o músico na sua conta no Instagram.

Ana Carolina

As concertos da Ana Carolina em Portugal foram adiados para setembro de 2020. A digressão inicia dia 22 com um concerto no Convento de São Francisco, em Coimbra. No dia 25 a artista sobe ao palco do Pavilhão Multiusos de Guimarães, sendo que no dia seguinte ruma ao Porto para atuar na Super Bock Arena. No dia 27 de setembro, é a vez da cantora brindar Lisboa com um espetáculo no Campo Pequeno.

“Sinto muitíssimo em não conseguir estar com minha turnê ‘Fogueira em Alto Mar’ a Portugal neste momento. Sempre fiz questão de me apresentar no país, já que amo o público e o carinho com que sempre me recebe. Tenho certeza que os fãs entendem a atual situação e que estarão comigo nessas novas datas. Estou muito ansiosa pra voltar a Portugal!”, revelou à data da alteração  Ana Carolina.

Machine Head

A banda norte-americana vai atuar nos coliseus de Lisboa e do Porto nos dias 13 e 14 de outubro, respetivamente, reagendando assim os concertos que tinha marcado para 23 e 24 de abril.

Os bilhetes já adquiridos para os concertos de abril válidos para as novas datas. Quem quiser a devolução do dinheiro deverá pedi-la depois do fim do estado de emergência, segundo comunicado da promotora.

Gipsy Kings by Andre Reyes

Os espetáculos dos Gipsy Kings by Andre Reyes nos Coliseus do Porto e Lisboa, que estavam agendados para abril, têm novas datas. Acontecem a 21 de outubro no Coliseu Porto Ageas e no dia seguinte no Coliseu de Lisboa.

"Queremos que estes concertos sejam de festa e alegria, assim temos que estar todos em segurança, por isso esta é a melhor solução, dada a situação que vivemos atualmente", refere uma nota da organização.

ID No Limits

O ID No Limits, inicialmente previsto para 03 e 04 de abril, irá decorrer nos dias 13 e 14 de novembro no mesmo local, o Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.

"Queremos cumprir com o bem geral, com a saúde de todos os envolvidos e não só. Público, artistas, jornalistas, staff, operacionais de segurança, transportes, parceiros e respetivas famílias de todos. Com o apoio de todos queremos também enviar força e esperança a todos. Juntos vamos conseguir vencer", disse Karla Campos, CEO da Live Experiences e promotora do festival, em comunicado.

Tony Carreira

O regresso de Tony Carreira aos palcos, marcado para 14 de março na Altice Arena, em Lisboa, foi adiado para 27 de novembro.

“Estou muito triste, mas a vida continua e, se Deus quiser, dia 27 de novembro estaremos todos juntos para que este concerto seja um grande sucesso. Sinceramente, acho que tomei a decisão certa”, disse o artista à data da notícia do adiamento.

2021

Bon Iver

O concerto da banda de folk norte-americana, liderada e fundada por Justin Vernon, marcado para 15 de abril foi adiado para dia 31 de janeiro de 2021.

"Esperamos que este reagendamento seja a melhor decisão que poderíamos tomar contra a disseminação da Covid-19. Mantenham-se a salvo e saudáveis. Estamos ansiosos por ver-vos em breve", escreve a banda no comunicado oficial.

Harry Styles

O concerto com lotação esgotada de Harry Styles, foi adiado para dia 16 de fevereiro de 2021. Estava agendado para 20 de maio e fazia parte da sua nova digressão mundial de apoio ao disco "Fine Line" (2019).

“Quem me conhece sabe que atuar sempre foi minha parte favorita de trabalhar em música. No entanto, em momentos como este, a segurança e a proteção da minha equipa, fãs e toda a gente no mundo é uma prioridade imediata", escreve o músico no comunicado oficial.

Yes

O concerto dos ingleses Yes no Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 24 de abril foi adiado para 21 de abril de 2021.

"Estamos ansiosos para apresentar "‘Relayer" [o sétimo álbum de estúdio] e outros clássicos", lê-se no comunicado da banda.

North Music Festival

O North Music Festival, que estava agendado os dias 22 e 23 maio, no Porto, foi adiado para 2021. Organização promete “uma super edição” de três dias (20, 21 e 22 de maio) e garante que os cabeça de cartaz Deftones, The Script, The Waterboys e Lamb mantém-se no próximo ano.

“Face ao crescente desenvolvimento do surto da covid-19, em Portugal, e perante a ausência de certezas quanto ao seu controlo e duração, a organização do North Music Festival decidiu que a solução mais segura e adequada ao momento de exceção que se vive atualmente é o adiamento do evento para 2021. O compromisso com a saúde e segurança do nosso público, bandas, parceiros e colaboradores é e será sempre o mais importante”, revela o comunicado evento.

Nick Cave and The Bad Seeds

O concerto de Nick Cave and The Bad Seeds, que estava previsto para abril deste ano, em Lisboa, foi adiado para o dia 24 de maio de 2021.

O cancelamento da digressão europeia do músico australiano foi anunciada a 19 março, no âmbito das restrições sanitárias para o combate à epidemia da covid-19.

"Uma pergunta muito difícil a que os The Bad Seeds têm de responder diz respeito aos nossos planos de digressão deste ano. Com grande deceção e tristeza tomámos a decisão de adiar a digressão do Reino Unido, Europa e Israel, o que me parece, pelo que vejo, a única decisão responsável. Lamento imenso", escreveu Nick Cave no 'site' red hand files, onde responde a questões dos fãs.

Rock in Rio Lisboa

O Rock in Rio Lisboa, que estava marcado para os dias 20, 21, 27 e 28 de junho deste ano, só vai acontecer em 2021.

"Em junho de 2021 e de 2022, vamos poder festejar, sem sequer deixar espaço para a saudade! Até lá, vamos continuar a sorRiR!", escreveu o festival na publicação em vídeo da vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina.

John Cleese

Os cinco espetáculos, esgotados, que o ator e humorista britânico John Cleese iria fazer em maio no coliseu de Lisboa foram adiados para junho de 2021.

As atuações que iriam decorrer entre 3 e 7 de maio são agora remarcadas entre os dias 18 e 22 de junho.


Se tem dúvidas quanto ao reembolso do valor dos bilhetes de eventos cancelados ou adiados, consulte este guia do SAPO24 "O espetáculo para o qual tinha bilhete foi cancelado ou adiado? Há diferenças na hora ter direito a reembolso".

[Notícia atualizada a 15 de abril de 2020]

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.