A exploração e a relação da fotografia com a paisagem após os incêndios que atingiram a região da Serra da Estrela são uns dos temas em discussão no IV Festival de Fotografia de Paisagem, de Manteigas.

Imaginature 2017, a quarta edição de um dos maiores e mais reconhecidos festivais nacionais anuais de fotografia de paisagem, promovido pela Câmara Municipal de Manteigas, decorre este fim de semana no Auditório Municipal e tem entrada gratuita.

Luís Afonso, fotógrafo responsável este ano pela programação do Imaginature, recorda que a vila está no “coração do Parque Nacional da Serra da Estrela, um dos maiores santuários para os fotógrafos de natureza e paisagem”.

A “Paisagem e o Homem” é o tema da exposição. Para além das já habituais apresentações e palestras de alguns dos maiores nomes da fotografia paisagística e de natureza, o encontro contará ainda com duas masterclasses para fotógrafos, uma completamente dedicada à comunicação digital e redes sociais para fotógrafos e outra sobre a conceção, edição e produção de livros de fotografia e uma exposição de fotografia

Henrique Pereira dos Santos, que trabalhou em institutos públicos ligados à conservação da Natureza e tem obra literária e cientifica publicada sobre a paisagem rural (Portugal: Paisagem Rural é o título do ensaio editado este ano sobre as alterações ao longo do século XX) é um dos oradores presentes em Manteigas. “Isto que comeis” é o tema da sua apresentação

À semelhança das edições anteriores, o festival irá complementar a já habitual eleição dos fotógrafos de paisagem do ano, no âmbito do Concurso de Fotografia de Manteigas. Os trabalhos versam: Paisagens Naturais de Portugal", "O Homem e a Paisagem", "Paisagens Interiores" e "Manteigas, Vale por Natureza". A entrega de prémios terá lugar no domingo, dia 19, no encerramento do evento.