O ponto alto das cerimónias religiosas é a Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, marcada para sexta-feira, às 18:30, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, por atingir, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão e que por tradição abre os festejos.

Durante os dias de festa, até ao dia 29 deste mês, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, construído entre 1753 e 1779, é visitado por milhares de fiéis.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos, hoje divulgado pelos promotores, inclui cerimónias religiosas, espetáculos musicais e pirotécnicos, corridas de toiros e desfiles de bandas filarmónicas.

Promovida pela Câmara Municipal de Elvas, a feira inclui uma mostra de atividades económicas, além de áreas destinadas às instituições, gastronomia e venda de produtos regionais.

Os espetáculos do certame, a realizar em recinto coberto, promovidos também pelo município, contam com a participação de Fernando Daniel, na próxima sexta-feira, José Cid, no sábado, Deejay Telio, no dia 27, e Xutos & Pontapés, no dia 28, a partir das 23:00.

O recinto das festas, no Parque da Piedade, vai contar ainda com a "Praça da Feira", onde grupos musicais e fadistas de Elvas vão ter oportunidade de atuar.

O programa inclui ainda duas corridas de toiros de homenagem ao cavaleiro Joaquim Bastinhas, natural de Elvas, que faleceu em 31 de dezembro de 2018, com 62 anos. A primeira está marcada para o próximo sábado e a segunda para o dia 27.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento, que atrai milhares de pessoas, sobretudo de outras localidades do Alentejo e da Extremadura espanhola.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade e do município.