Por iniciativa da European Film Promotion (EFP), serão feitas sessões entre os dias 02 e 15 de novembro, em Los Angeles, com os 28 filmes europeus candidatos a uma nomeação para os Óscares, os prémios norte-americanos de cinema.

Os filmes serão mostrados a "membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, jornalistas, distribuidores norte-americanos e compradores internacionais, com o objetivo de destacar e promover as produções europeias", explica o Instituto do Cinema e Audiovisual, membro da EFP.

"São Jorge", que é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro, é protagonizado por Nuno Lopes, no papel de um pugilista, desempregado, que aceita trabalhar numa empresa de cobranças difíceis.

Além de Nuno Lopes - premiado em Veneza pelo desempenho no filme -, o elenco integra atores profissionais como Nuno Lopes, José Raposo, Mariana Nunes, Gonçalo Waddington e Beatriz Batarda, mas também não-atores, a quem é dada voz para falar sobre crise, desemprego e falta de dinheiro.

Entre os 28 filmes europeus que disputam uma nomeação para os Óscares estão, por exemplo, "Frost", de Sarunas Bartas (Lituânia), "BPM (beats per minute)", de Robin Campillo (França), e "Tom of Finland", de Dome Karukoski (Finlândia).

Este ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou ter recebido candidaturas de 92 países ao Óscar de melhor filme estrangeiro, um número recorde.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.