Simples de fazer, sofisticado ao servir. É uma descrição que assenta que nem uma luva ao prato que lhe propomos como abertura da Ceia de Natal. Esta receita, desenvolvida pela Susana Veloso do blog Deliciosa Paparoca, junta o melhor dos dois mundos: é fácil de confeccionar e surpreendente na mesa. A surpresa vem de um acompanhamento inesperado, o queijo da ilha, preparado de uma forma igualmente inesperada.

O queijo da ilha tem como destino o forno onde vai chegar depois de devidamente misturado com pimenta rosa e com broa e devidamente achatado de forma a tornar-se quase uma bolacha de queijo. São 5 a 10 minutos a tostar no forno e ele aí está, pronto a fazer par com o creme de lagosta que levámos ao lume, simples como se quer, juntando água e depois natas.

Aos bons princípios!

Ingredientes:
100 ml de nata fresca
50 gr de queijo da Ilha
1 colher de sopa de broa de centeio esfarelada
1 colher de sobremesa de grãos de pimenta rosa
Creme de marisco instantâneo

Modo de preparação:
Prepare os crocantes de queijo. Rale o queijo. Coloque-o numa tigela e misture a pimenta rosa e a broa esfarelada. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e disponha colheradas da mistura de queijo, calcando para que fiquem planas/achatadas. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 5 a 10 minutos. Retire, deixe arrefecer até ficar crocante e depois retire os pedaços de queijo crocante do papel vegetal com a ajuda de uma espátula.

Prepare o creme de marisco instantâneo conforme as instruções da embalagem e quando estiver pronto, junte as natas e envolva. Sirva com um crocante de queijo em cada prato de sopa.