Em tempos idos, quando Portugal era menos urbano e mantinha bem vivas as suas tradições rurais, o peru chegava a casa pelo seu próprio pé, convivia com a família durante uns dias, era embebedado por uma avó experiente e aparecia na travessa devidamente disfarçado de pitéu de Natal. À medida que nos tornámos mais urbanos, a natureza ficou mais distante e começámos a preferir pensar no prato e não na carne. Os apreciadores de peru, diga-se, ganharam com isso porque as receitas foram enriquecidas e diversificadas e fomos assim experimentando novas formas de experimentar sabores tradicionais.

É isso que esta receita de peru nos propõe. O peito de peru vai a rechear com ingredientes que lhe conferem um sabor outonal: passas, amêndoas, nozes e pêra caramelizada. A receita, desenvolvida por Susana Veloso (do blog Deliciosa Paparoca), é bastante simples de fazer e o tempero em que o peru é cozinhado dá-lhe um sabor muito "natalício" e funcionando como um "casamento perfeito" com o recheio.

É, por excelência, a estrela do dia de Natal, mas há muitas famílias que, prevenidas, o levam à mesa logo na noite da consoada. Você decide.

Ingredientes:
1 peito de peru com cerca de 1,2 kg
3 pêras rocha
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de mel
50 gr de nozes
50 gr de amêndoas
50 gr de passas de uva
2 dl de vinho Madeira
Salsa e coentros a gosto
3 dentes de alho
1,5 dl de azeite
2 cebolas
1 alho francês

Modo de preparação:
Comece por pôr os frutos secos de molho no Vinho Madeira e reserve por 3 horas. Deite a manteiga numa frigideira e junte as pêras cortadas em cubos. Junte o mel e deixe caramelizar durante 5 a 10 minutos sem deixar queimar. Quando a pêra estiver macia e dourada, junte os frutos secos escorridos (reserve o vinho). Misture, deixe cozinhar mais um minuto e desligue o lume.

Arranje o peito de peru, abrindo-o como se fosse um livro de forma a ficar com a peça toda aberta e pronta a rechear.

Num almofariz ou numa taça coloque os alhos, salsa e coentros a gosto e 1 dl de azeite. Esmague tudo com um pilão. Barre um pouco desta pasta no interior do peito de peru, reserve a restante.

Depois recheie o peito de peru com a mistura de frutos. Enrole cuidadosamente e ate com fio de algodão próprio para cozinhar.

Deite o restante azeite numa frigideira e sele (aloure) o peito de todos os lados. Retire, deixe arrefecer um pouco e barre a carne com a restante pasta para temperar. Num tabuleiro de forno coloque o alho francês e as cebolas em rodelas, acrescente o vinho Madeira, a gordura da frigideira onde dourou a carne e 1 dl de água. Coloque o peito de peru por cima com a pele virada para cima e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 45 minutos.

Sirva com o puré de batata.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.