Silviano Santiago foi premiado pela obra "Machado", que transformou em ficção a última fase da vida do também escritor brasileiro Machado de Assis.
Nesta edição, a autora Veronica Stigger ficou no primeiro lugar da categoria conto, com a obra "Sul".
Tanto Silviano Santiago, como Veronica Stigger vão concorer como finalistas este ano do 'prémio Oceanos', antigo prémio Portugal Telecom reúne autores de todos os países de língua portuguesa.
Nesta edição, o 'Prémio Jabuti' trouxe como novidade duas categorias: "História em Quadrinhos" e "Livro Brasileiro Publicado no Exterior", que foram vencidas, respectivamente, por Gidalti Oliveira Moura Júnior e Raduan Nassar.
Os prémios atribuidos pela Câmara Brasileira do Livro contemplaram obras divididas em 29 categorias nas quais concorreram 2.346 trabalhos.
Os primeiros classificados de todas as categorias receberão o troféu e 3,5 mil reais (920 euros). Os vencedores dos segundos e terceiros lugares também ganharão o troféu Jabuti.
A cerimónia de entrega do 'Prémio Jabuti' realiza-se a 30 de novembro, em São Paulo, quando também serão revelados os vencedores do Livro do Ano/Ficção e Livro do Ano/Não Ficção, comtemplados, individualmente, com o prêmio de 35 mil reais (9.100 euros).
Comentários