O certame, a realizar entre sexta-feira e domingo nos jardins e auditório da biblioteca municipal, foi hoje apresentado pelo município como “mais uma aposta” para promover o tecido empresarial daquela zona do distrito de Portalegre.

“Queremos dar a conhecer os nossos queijos, enchidos e os nossos azeites neste certame. O concelho de Sousel conta com uma forte componente de industrias agroalimentares e temos que potenciar e dar a conhecer o que de melhor sabemos fazer”, disse o presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério, em declarações à agência Lusa.

Indicando que existem lagares de azeite a laborar nas quatro freguesias que compõem o concelho, o autarca sublinhou que o setor da agroindústria é um dos principais empregadores do concelho.

“Em todas as freguesias há um lagar, nalguns sítios mais do que um. A componente dos enchidos e dos queijos também é muito importante nesta região”, disse.

A terceira edição do Festival dos Sabores Mediterrânicos abre as portas na sexta-feira à tarde e, além de os visitantes poderem adquirir no “Mercadinho dos Sabores” produtos agroalimentares produzidos no concelho, vão também poder assistir a conferências e participar em 'workshops'.

Provas e momentos de degustação, 'showcooking' de doces e um espaço com tasquinhas são outras das ofertas do certame.

Além da animação musical, a organização reservou ainda um espaço dedicado às crianças, nos três dias do festival.