Há um novo solteiro no Tinder, a famosa aplicação de encontros. No entanto, este é um utilizador caricato. Sudan é um rinoceronte-branco do norte de 43 anos, o último da sua espécie.

O seu perfil na aplicação é também um alerta. "Sou único. A sério, sou o último rinoceronte-branco macho do planeta terra. Não me quero gabar, mas o destino da minha espécie depende de mim. Tenho uma boa performance sob pressão. Gosto de comer erva e de ficar na lama. Sem problemas. Meço 6 ft (.,83 metros) e peso 5.000 lbs (cerca de duas toneladas)".

Esta campanha partiu de uma reserva animal do Quénia, a Ol Pejeta Conservancy, e contou com a colaboração do Tinder para angariar dinheiro para o "solteiro mais qualificado do mundo". Para preservar a espécie em vias de extinção são necessários 9 milhões de dólares (mais de 8 milhões de euros). 

Sudan, além de ser um "espécime muito bonito, tem a sua própria equipa de guarda-costas armados, apareceu numa série de documentários internacionais e nas notícias. Tem a sua vida de solteirão na reserva com as duas fêmeas de rinoceronte-branco, Najib e Fatu. Até ao momento não foi possível reproduzir-se devido a uma série de questões, incluindo a velhice. No entanto, existem outros 17.000 potenciais rinocerontes fêmeas no Sul", informa a reserva queniana.

Assim, os fundos angariados vão permitir o recurso a técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in-vitro, o que poderá ser essencial para a preservação da espécie.

O perfil do rinoceronte "vai ser lançando em 190 países e em 40 idiomas. É a primeira vez que o Tinder faz algo assim, a esta escala", informou Matt David, responsável de Comunicações e Marketing do Tinder.

A campanha está a cargo da agência de publicidade Ogilvy África. "Estamos numa corrida. Uma corrida contra a extinção de rinocerontes-brancos do Norte. Precisamos, urgentemente, de aumentar a consciência e os fundos para o Sudan. Ninguém pode executar esta campanha melhor do que o Tinder, connosco. Oferecerá uma exposição global. Estamos orgulhosos por fazer parte desta campanha que terá um impacto positivo no ambiente", disse Mathieu Plassard, diretor regional da agência.

Mas como funciona o match no Tinder? Ao clicar no perfil de Sudan e colocando um like, passa-se a estar conectado com o rinoceronte. Neste caso, surge uma janela com as informações necessárias para ajudar a espécie, ao invés de um bloco de conversa.

Através do site da reserva animal também é possível ajudar. "Independentemente do lugar do mundo em que esteja, há muitas formas de suportar a causa. E lembre-se que, qualquer que seja o tamanho do seu donativo, vai fazer a diferença", escrevem.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.