Segundo os promotores, a tradição musical da Casa de Bragança remonta ao período de construção do Paço Ducal, no início do século XVI.

O concerto inaugural, a cargo do Duo Braganza, constituído por Patrizia Giliberti e Marius Bartoccini, está marcado para o dia 27 deste mês, às 21:00, numa iniciativa da Fundação da Casa de Bragança.

O programa deste ano prevê para o dia 25 de maio o concerto “O Esplendor da Música Portuguesa na corte dos Bragança” (século XVIII e século XIX), por Ana Paula Russo, Ariana Moutinho e Sérgio Silva.

Para o dia 29 de junho, está marcado um concerto pelo Camerata Atlantica, constituído por Ana Beatriz Manzanilla, Maria José Laginha, Pedro Saglimbeni Muñoz e Jeremy Lake.

Um concerto com fagote e trio de cordas, por Franz Jurgen Dorsam, Raquel Queiroz, Gerardo Gramajo e César Gonçalves, está programado para o dia 27 de julho.

Para o dia 31 de agosto, está previsto o concerto intitulado “Três séculos de modinhas: da erudição à música popular”, por Ana Leonor Pereira e António Ferreira.

Os concertos na capela do Paço Ducal, com entrada livre, decorrem até outubro, na última sexta-feira de cada mês, estando o encerramento agendado para o dia 14 de dezembro, com o concerto “Soirée de Inverno”, todos marcados para as 21:00.