Os três museus portugueses integram a lista de 46 espaços museológicos candidatos ao prémio, tendo sido escolhidos por um júri internacional do qual fez parte, nesta edição, José Gameiro, diretor do Museu de Portimão.

Entre os três portugueses, o Museu do Dinheiro (Lisboa) e o NewsMuseum (Sintra) são os mais recentes, tendo sido ambos inaugurados em abril.

Situado na baixa pombalina, o Museu do Dinheiro é tutelado pelo Banco de Portugal, com 1.200 objetos e experiências interativas que conta a história do dinheiro.

O NewsMuseum abriu a 25 de abril no centro histórico de Sintra, nas instalações do antigo Museu do Brinquedo, e apresenta vários conteúdos interativos e equipamentos que contam a história recente dos media portugueses, os seus protagonistas e a cobertura noticiosa do país.

O Museu Municipal de Leiria – cuja origem remonta a 1917, com a criação do Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria – foi inaugurado em 2015, com um conteúdo que enquadra o acervo do antigo museu, as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica.

Entre os 46 museus europeus nomeados estão, por exemplo, o Ragnarock, dedicado à cultura pop-rock, em Roskilde (Dinamarca), o Museu do Futebol da Alemanha, em Dortmund, o Museu da Emigração, em Gdynia (Polónia), e o Museu do Primeiro Presidente da Rússia, Boris Yeltsin, em Yekaterinburg (Rússia).

O vencedor será anunciado em maio em Zagreb, na Croácia.

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu dos Museus e também o mais prestigiado na Europa.

Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores no setor.

Este ano o prémio foi atribuído ao Polin – Museu da História dos Judeus Polacos, em Varsóvia, Polónia.

Atribuído pela primeira vez em 1977, o Prémio Museu Europeu do Ano já distinguiu em 2013 o Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha, Leiria.

Em 2011 o Museu do Douro, em Peso da Régua, recebeu uma menção honrosa.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.