Os U2 anunciaram esta terça-feira o lançamento de um novo álbum com um “teaser” de apresentação da autoria de um artista plástico e visual português: João Pombeiro.

O disco “Songs Of Surrender”, com data de lançamento marcada para o dia de São Patrício, 17 de março, será composto por novas gravações e reinterpretações de 40 músicas dos U2. Entre elas "With Or Without You”, “One”, “Beautiful Day”, “Sunday Bloody Sunday” e “Invisible”.

"Esta é a curta-metragem que criei para contar os 46 anos de história dos U2 em menos de um minuto. Obrigado pelo desafio", escreveu o português nas redes sociais.

O vídeo conta com uma nova versão do tema "Beautiful Day" e recorda, em imagens, alguns dos momentos mais marcantes da carreira dos U2.

À Blitz (acesso limitado), João Pombeiro diz que o convite "nasceu do facto do Bono gostar muito de colagens". "Aliás a sua biografia, “Surrender”, termina com uma série de fotografias de família recortadas de forma algo tosca, como eu também faço", disse à publicação de música.

João Pombeiro, natural de Leiria, está ligado ao universo da personagem Bruno Aleixo e tem também no seu currículo vídeos de artistas nacionais como Surma ou Cave Story.  Foi também o responsável pela componente visual do concerto do 35.º aniversário de "Circo de Feras", o álbum de estreia dos Xutos e Pontapés.

Veja o vídeo:

De acordo com a Universal, “Songs Of Surrender” tem curadoria e produção de The Edge. "A música permite que uma pessoa viaje no tempo e nós ficámos curiosos para descobrir como seria trazer as nossas primeiras canções de volta aos dias atuais e dar-lhes o benefício, ou não, de uma recriação do século XXI", explica o guitarrista, citado pela nota de imprensa da editora.

"O que começou como uma experiência rapidamente se transformou numa obsessão pessoal, já que muitas das nossas canções cederam a uma nova interpretação. A intimidade substituiu a urgência pós-punk. Novos tempos, novas tonalidades e, em alguns casos, novos acordes e novas letras. Uma ótima canção é quase indestrutível", lê-se ainda no comunicado.