O Onomatopeia, que cumpre a quinta edição, contará com 80 horas de programação em torno da literatura infantil e juvenil, para crianças e adultos, com a presença de escritores, ilustradores, músicos e ‘performers’.

Segundo a programação anunciada, Álvaro Magalhães é o autor homenageado este ano, nomeadamente com uma exposição de ilustração dos autores Cátia Vidinhas, Cristina Valadas, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Marta Madureira e Sebastião Peixoto.

A poeta Alice Neto Sousa protagonizará uma sessão de poesia em torno da obra de Álvaro Magalhães e na sexta-feira será ainda anunciado e entregue o Prémio Ibérico criado em homenagem ao escritor.

Para a primeira edição do prémio estão indicados Afonso Cruz (“A flor e o peixe”), Capicua (“Mão verde”), David Machado (“Os reis do mar”), Rita Sineiro (“Filas de sonhos”) e Valter Hugo Mãe (“A minha mãe é minha filha”).

Álvaro Magalhães, que em 2022 celebrou 40 anos de carreira literária, estará em Valongo para algumas das iniciativas e para sessões com o público.

Cinco razões para participarmos num clube de leitura 

  1. Criamos um compromisso com a leituraÉ verdade que o podemos fazer sozinhos, mas quando combinamos em grupo que daqui a um mês vamos falar deste livro, ganhamos uma meta não apenas connosco mas com os outros. E assim acabamos por levar à letra o “é desta que leio isto”.
  2. Conhecemos novas pessoas — As pessoas que participam em clubes de leitura são muito diversificadas, mas juntam-se à volta de um mesmo tema que é o livro do mês. Isso permite de forma natural conhecer novas pessoas e poder discutir ideias.
  3. Ganhamos perspetivas diferentes do mundo — A leitura é sempre pessoal, mas a discussão em grupo torna-a partilhada. Não lemos todos os livros da mesma maneira – as nossas ideias, percursos, origens moldam a forma como lemos – mas ao juntarmo-nos na discussão de um clube de leitura conseguimos ver o mundo pelos olhos dos outros a partir de um denominador comum.
  4. Melhoramos a nossa escrita — Já todos ouvimos que para escrever melhor é preciso ler mais e não é uma frase de circunstância, como atestam, aliás, todos os escritores que falam da importância de ler outros para a sua própria escrita.
  5. Temos uma pausa no meio da semana — No ritmo acelerado em que hoje vivemos, um clube de leitura é um lugar sossegado para falar e ouvir. E isso faz-nos bem.

Destaque ainda para concertos de Luca Argel e de Daniel Completo e Alda Casqueira e para a realização de oficinas de ilustração para lembrar os 100 anos do cinema de animação em Portugal.

O festival irá ainda associar-se ao programa Valongo Intervenções Artísticas, através do qual a artista francesa Perrine Honoré irá fazer um mural junto à biblioteca municipal.

Além de Álvaro Magalhães, este ano o Onomatopeia contará com a presença de autores como António Mota, Ana Rita Domingos, Carla Maia de Almeida, Gonçalo Viana, Sofia Fraga, Nuno Camarneiro e Lúcia Vicente.

O Onomatopeia, que é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valongo com curadoria de Adélia Carvalho, decorrerá na biblioteca municipal, no Fórum Cultural de Ermesinde, no Largo do Centenário e na Oficina da Regueifa e do Biscoito.