
Além de Raphinha (34' e 45'), Eric García (19') e Lamine Yamal (32') marcaram para o Barça, que saiu do intervalo a perder por 2 a 0 e na segnda metade conseguiu virar o resultado, apesar do hat-trick de Kylian Mbappé (5' de pénalti, 14' e 70').
Com a vitória, a equipa da Catalunha fica na liderança com sete pontos de vantagem sobre o Real Madrid (2º), a três jornadas do fim do campeonato.
O Real Madrid saiu na frente logo aos cinco minutos com Mbappé a marcar um pénalti que sofreu ao ser derrubado na área pelo guarda-redes Wojciech Szczesny. Pouco depois, o atacante francês fez o segundo golo com o passe de Vinícius Júnior.
A partir daí, o Barcelona dominou o clássico e virou o placar para 4 a 2. No segundo tempo, Mbappé (70') deu esperanças ao Real Madrid ao diminuir a diferença, mas a reação parou por aí.
O Barcelona pode ser campeão já na próxima jornada, na próxima semana. Para isso, basta uma vitória simples sobre o Espanyol ou apenas a derrota do Real Madrid diante do Mallorca. Um empate no próximo jogo dá o título ao Barcelona.
A vitória para o Barça era crucial não só para selar o título espanhol, mas também para virar a página da eliminação na semifinal da Liga dos Campeões para a Inter de Milão na semana passada.
"Era um jogo muito importante para abrir uma distância considerável. Depois do jogo da Champions, era muito importante ganhar, ainda mais contra o Real Madrid. Temos que comemorar", declarou Yamal ao canal Movistar+.
"Não nos sentimos campeões. Seria bom conseguir três títulos", afirmou o técnico do Barça, Hansi Flick, no fim da partida.
"Seria fácil dizer que a tática é fazer quatro golos se sofrermos três. Temos que melhorar muito na defesa. Quando pressionamos, tudo bem. Mas depois de um erro, as coisas complicam-se. Hoje enfrentamos jogadores muito rápidos", acrescentou Flick.
Erros defensivos
O quarto clássico da temporada, começou com um erro de Pau Bubarsí ao afastar mal e deixar Mbappé cara a cara com Szczesny, que derrubou o jogador francês na área.
Minutos depois, Vini fez um grande passe para Mbappé, que definiu com perfeição e colocou o Real Madrid com 2 a 0 de vantagem.
A partir daí, os comandados de Hansi Flick aceleraram à procura de um resultado diferente. Primeiro, Eric García marcou após o desvio de Ferran Torres no primeiro pontapé-de-canto. Depois, Yamal empatou sem hipóteses de defesa para Thibaut Courtois.
Com a igualdade no placar, foi a vez de Raphinha brilhar. O brasileiro marcou o golo que definiu o resultado com um pontapé cruzado com Torres após receber a bola de Pedri.
Nos acréscimos da primeira etapa, a arbitragem retirou outro pénalti sobre Mbappé por impedimento, apontado pelo VAR.
Depois do intervalo, o Barcelona continuou a pressionar. Yamal mandou a bola para as redes (53'), mas o lance foi anulado por impedimento de Raphinha.
Cinco golos em quatro jogos
O Real Madrid não aparecia no jogo até que um erro de Iñigo Martínez na saída de bola permitiu um contra-ataque que acabou com Vini a deixar Mbappé livre para marcar.
Nos minutos finais, o francês fez mais um, mas o golo foi anulado por impedimento.
Fermín López também balançou a rede para o Barça com um chute indefensável para Courtois, mas a revisão do VAR denunicou o toque de mão no início do lance.
"Todas as oportunidades que tivemos na frente foram claras porque aproveitámos bem os espaços. Marcámos três, fizemos dois em impedimento. Tínhamos ideias claras no ataque, mas acho que não defendemos bem. Não podemos esquecer que estávamos sem cinco defesas", disse o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, em referência aos desfalques de Carvajal, Éder Militão, Alaba, Rüdiger e Mendy.
Na sua primeira temporada no clube merengue, Mbappé marcou cinco golos em quatro jogos contra o Barça, que ainda assim saiu com a vitória em todas as ocasiões.
Antes do clássico deste domingo, o astro francês havia marcado um golo na decisão da Supercopa da Espanha, no início de janeiro, e outro na final da Copa do Rei, no dia 26 de abril.
Comentários