Depois de Lisboa e do Porto, e durante as próximas semanas, o filme será exibido em Coimbra, Braga, Figueira da Foz, Amarante e Famalicão.
"Verão danado" foi exibido pela primeira vez em agosto no Festival de Locarno (Suíça), onde recebeu uma menção honrosa.
Pedro Cabeleira, que assina a direção e o argumento, iniciou o processo do filme aos 21 anos, quando terminou o curso de realização na Escola Superior de Teatro e Cinema.
O fio condutor é a personagem Chico (o ator Pedro Marujo), um jovem licenciado em Filosofia que parte para Lisboa à procura de trabalho e divaga com amigos e desconhecidos, entre excessos de festas e drogas.
"O filme foi feito com pessoal da nossa idade, que tinha acabado a escola. Houve essa energia que foi contagiante entre uns e outros, principalmente entre os atores. Faziam 20 papéis no filme. Houve esta luta que não foi só minha. Foi uma luta de muita gente para que isto acontecesse", contou o realizador à agência Lusa quando o filme passou em Locarno.
Sobre a personagem e sobre o espírito do filme, Pedro Cabeleira fala em intensidade, espontaneidade e sinceridade em retratar um tempo e rejeita qualquer pretensão de traçar "um retrato geracional".
Além de Locarno, "Verão danado" já foi exibido no Festival do Rio (Brasil), no Festival Mar del Plata (Argentina) e no Torino Film Festival, que decorre esta semana em Itália.
Comentários