Trocar ideias, preparar o futuro e "unir os vários mundos que completam o mundo do vinho" são os principais objetivos do 'Must Fermenting Ideas - Wine Summit', que foi "roubar", de propósito, o nome ao maior encontro internacional na área da tecnologia, a Web Summit.

"A ideia surgiu da feliz coincidência de eu ser amigo de uma das pessoas mais entendidas em vinho, o Rui Falcão, e de a Câmara de Cascais ter visto aqui uma oportunidade importante para promover a região", justificou o jornalista Paulo Salvador, promotor do evento, em conferência de imprensa realizada hoje.

O encontro, que irá realizar-se entre 7 e 9 de junho, no Centro de Congressos do Estoril, visa "atrair massa critica".

"Quisemos criar algo que não existia. Por isso, esta conferência mundial sobre o mundo do vinho vai atrair os oradores mais consagrados do setor", acrescentou.

Além dos especialistas convidados, o encontro vai trazer a Portugal vários jornalistas internacionais de gastronomia e será também uma oportunidade de promover produtores nacionais.

Rui Falcão, outro dos promotores, adiantou ainda que a conferência pretende "discutir o futuro".

"Pegámos no conceito do Web Summit, que aconteceu há pouco tempo em Portugal, e levámo-lo ao setor do vinho. A ideia é induzir ao debate", disse.

Felicity Carter, "uma das mulheres mais poderosos no mundo do vinho", Jamie Goode, "um dos mais respeitados" do setor, o jornalista espanhol Victor de La Serna e o português Paul Symington, descendente da família produtora do Vinho do Porto, são alguns dos oradores confirmados.

"Vamos ter muito poucos oradores que não sejam estrelas, mas também vamos dar oportunidade aos que não são consagrados, mas são emergentes, como o chinês Stephen Li", acrescentou Rui Falcão.

As inscrições para participar na Wine Summit, com limite de 500 pessoas, têm um custo de 800 euros e a expetativa da organização é ter lotação esgotada, com cerca de 80% de visitantes estrangeiros.

Para o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, a iniciativa insere-se "na linha estratégica do executivo" de promover o turismo, a gastronomia e colocar o concelho à escala global.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.