A mostra, que integra a seleção dos 267 melhores trabalhos concorrentes à edição 2017 do World Press Cartoon, foi inicialmente programada para estar patente ao público até hoje, dia 10, mas, “devido à grande afluência de público, viu o seu prazo ser alargado”, justificou a organização em comunicado.
A mostra, com entrada livre, integra “desenhos que compõem um retrato divertido de um ano do andar do mundo”, publicados, segundo o diretor do salão, o cartoonista português António Antunes, em 168 jornais e revistas de 51 países.
O World Press Cartoon (WPC), salão português de desenho de humor na imprensa, realizou-se este ano pela primeira vez nas Caldas da Rainha com o apoio financeiro do município, depois de, em 2016, ter sofrido um interregno, não se realizando devido à “falta de condições financeiras”.
Dado o sucesso desta edição, a organização prevê “manter as próximas edições do World Press Cartoon na cidade das Caldas da Rainha”, anunciou o cartoonista António que, na entrega dos prémios, em junho, destacou o papel que o desenho de humor tem para a vitalidade da imprensa.
“Os cartoons são um espaço crítico e de exercício da liberdade, sem o qual os jornais não podem sobreviver e afirmar-se plenamente”, defendeu na cerimónia.
O salão português de desenho de humor na imprensa atribuiu este este ano o Grand Prix da 12.ª edição ao cartoon "Imigrantes", do autor iraniano Alireza Pakdel.
O desenho, que recebeu o prémio na categoria Cartoon Editorial, foi publicado no jornal iraniano Etemad, em agosto de 2016, e é uma das obras que pode ser apreciada no CCC.
Além de observar os originais no local da exposição, o visitante pode ainda levar todos os desenhos para casa, bastando comprar o catálogo, disponível para venda.
Comentários