A programação de música da ZDB, até ao final de fevereiro, abre já no sábado com o projeto Vaiapraia & as Rainhas do Baile, de Rodrigo Soromenho Marques, a propósito da edição do álbum de estreia, "1755", descrito na programação como "o primeiro LP de temática 'queer' explícita em Portugal".

Nas semanas seguintes, pela sala da ZDB vão passar, por exemplo, no dia 13, o músico e produtor britânico Sebastian Gainsborough, que assina como Vessel e cuja produção se encaixa nos "parâmetros da música industrial – com direito a conservar também melodias densas entre o apocalíptico e o fúnebre".

Janeiro contará, no dia 27, com o músico angolano Bonga, que acaba de publicar o álbum "Recados de fora", numa noite que contará ainda com uma atuação de Fachada.

No dia seguinte apresenta-se, em regresso a Portugal, o músico e realizador norte-americano Phill Niblock, um dos nomes da música exploratória minimalista.

Em fevereiro, o destaque vai o grupo rock experimental norte-americano Xiu Xiu, que interpretará, no dia 09 - um dia depois de se apresentar em Braga -, uma banda sonora original para o filme "Under the Blossoming Cherry Trees" (1975), de Masahiro Shinoda.

No dia 23, acontece a atuação de Night Lovell, que a ZDB diz ser um segredo bem guardado do 'rap' canadiano, autor dos álbuns "Concept Vague" e "Red Teenage Melody".

Galgo, Alex Chinaskee & Os Camponeses, o baterista Gabriel Ferrandini - no sexto concerto da residência artística "Volúpia das Cinzas" -, Filipe Felizardo e músicos da recém-criada editora independente Xita Records também vão passar, até fevereiro, pela ZDB.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.