A média nacional dos exames do secundário realizados em 2024 manteve-se praticamente inalterada em relação ao ano anterior, mas duplicaram as escolas públicas com média negativa, segundo uma análise da Lusa a dados do Ministério da Educação.
A média nacional dos resultados nas provas do 9.º ano realizadas no ano passado melhorou, mas a maioria das escolas não chegou à nota positiva e são os alunos do público quem tem mais dificuldades. Em 2024, os resultados dos alunos do 9.º ano na prova nacional de Português desceram ligeiramente fac
A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) detetou, no ano passado, 25 escolas e agrupamentos que estavam a atribuir notas demasiado elevadas ou muito baixas, tendo recomendado a correção das falhas detetadas a 22 estabelecimentos.
Os casos de insucesso aumentaram em todos os níveis de ensino no ano letivo de 2022/2023, com 23% dos alunos do secundário a chumbar ou desistir dos estudos, segundo uma análise da Lusa.
A Escola Básica e Secundária Ferreira da Silva, que em 2024 foi o estabelecimento de ensino público com melhor média nos exames nacionais, implementou em janeiro a proibição do uso de telemóveis em todo o recinto.
O músico Dino d'Santiago apadrinha o primeiro manual de literacia financeira em língua cabo-verdiana, lançado no arquipélago, numa parceria da Organização Não Governamental Mundu Nôbu com os bancos centrais de Portugal e Cabo Verde.
Os alunos dos colégios privados voltam a ter melhores resultados nos exames do secundário, com a primeira escola pública a surgir apenas em 33.º lugar de uma tabela nacional em que os estabelecimentos públicos localizados no norte ficam melhor na fotografia.
A Venezuela repatriou mais 313 venezuelanos em um voo da estatal Conviasa proveniente do México, elevando para 1.610 os migrantes deportados dos EUA e repatriados pelo Governo do Presidente Nicolás Maduro.
Os ataques israelitas a um comboio médico em 23 de março, que matou 15 profissionais de saúde e humanitários em Gaza, "levantam mais preocupações sobre a prática de crimes de guerra pelos militares israelitas", alertou hoje a ONU.
A Casa Branca demitiu três funcionários do Conselho de Segurança Nacional (NSC, no original), que está na origem do "Signalgate", que envolveu a partilha de informações sobre uma ofensiva no Iémen através de uma aplicação de mensagens, segundo a imprensa.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, disse hoje que as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos representam “uma guerra comercial” e voltou a defender que Portugal deve diversificar relações com outros países.
A depressão Martinho provocou a queda de 98 mil árvores e afetou 280 hectares dos cerca de mil sob gestão da Parques de Sintra, no perímetro florestal da serra, avançou hoje fonte oficial da empresa.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu hoje concurso público para a renovar a residência de estudantes da Escola Superior de Educação (ESE) pelo valor base de 808.095,74 euros, mais IVA.
Os Estados Unidos retiraram-se de um grupo internacional encarregado de coligir provas de possíveis crimes de guerra russos na Ucrânia, anunciou hoje o diretor da instituição que o acolhe.
A fabricante de aeronaves brasileira Embraer entregou 30 aeronaves no primeiro trimestre de 2025, resultado 20% superior ao registado no primeiro trimestre do ano passado quando entregou 25 aeronaves, de acordo informações divulgadas pela empresa.
O presidente do Chega anunciou hoje que o partido vai propor na próxima legislatura uma amnistia para polícias que tenham sido condenados por crimes cometidos em serviço, incluindo homicídios.
A autoestrada A41, Circular Regional Exterior do Porto (CREP), deverá ser "tendencialmente gratuita" para pesados, nomeadamente de mercadorias, para tentar reduzir o tráfego na VCI, disseram hoje o ministro das Infraestruturas e o presidente da Câmara do Porto.
O Tribunal Constitucional aprovou por unanimidade a denominação “AD – Coligação PSD/CDS”, confirmou hoje à Lusa o diretor de campanha desta candidatura.
O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Armindo Monteiro, defendeu hoje uma resposta forte e conjunta da Europa às tarifas comerciais dos Estados Unidos, considerando que representam uma posição de força para conseguir concessões noutras negociações.
A Rússia sofreu quase um milhão de baixas militares desde o início da invasão do território ucraniano, em fevereiro de 2022, incluindo pelo menos 250.000 militares mortos em combate, apontou hoje um responsável da NATO.
As buscas da Polícia Judiciária (PJ) realizadas na quarta-feira na Câmara de Cascais foram motivadas por uma queixa-crime da SOS Quinta dos Ingleses, que deseja uma "investigação profunda" aos negócios urbanísticos, disse hoje à Lusa fonte da associação.
O álcool produzido pela fruta podre aumenta a produção de feromonas sexuais nos machos das moscas da fruta, tornando-os mais atraentes para as fêmeas, indica um estudo divulgado na revista científica Science Advances na quarta-feira.