Quem é Peter “Pete” Souza, o "Açoriano" (efectivamente neto de Açorianos) que acompanhou a família Obama nestes últimos oito anos, da intimidade aos atos oficiais, alguns deles – muitos -  históricos. O fotógrafo oficial da Casa Branca captou algumas das mais emblemáticas imagens.

Carregue nas imagens para ver algumas das fotografias de Barack Obama pela lente de Pete Souza.

"Durante oito anos, o meu patrão [Obama] referiu-se a mim, de forma respeitosa, como o Açoriano", partilhou Pete Souza esta terça-feira na sua conta da rede social Instagram, onde desvenda um pouco sobre a relação entre os dois nestes últimos oito anos.

Tornou-se "cool" ser açoriano na Casa Branca, conta na mesma descrição que acompanha uma fotografia com o Presidente na Base das Lajes, em novembro do ano passado, altura em que o Air Force One fez uma escala técnica na ilha Terceira, nos Açores, no regresso da sua última viagem como Presidente dos Estados Unidos à Europa.

As fotografias de Pete Souza e da sua equipa são partilhadas na conta oficial do Flickr da Casa Branca e todas as imagens são acompanhadas de uma legenda, quase sempre pessoal, que conta a história que está para além do momento retratado.

Tudo começou quando era fotojornalista do Chicago Tribune. Em 2005, o então fotojornalista da publicação foi destacado para acompanhar um jovem senador do estado de Ilinois no Capitólio. Do Senado à Casa Branca, Souza assistiu à ascensão política de Barack Obama e tornou-se o fotógrafo oficial da Casa Branca nos últimos oito anos. O cargo foi criado em 1961 por John F. Kennedy e Jacques Lowe foi o primeiro fotógrafo oficial de um Presidente norte-americano. Pete Souza é o sétimo.

Fotógrafo e retratado nunca mais se separaram sendo que o luso-descendente já conhecia os cantos à Casa Branca. Foi fotografo de Ronald Reagan no seu segundo mandato (1983-1989) e fotógrafo oficial do seu funeral.

A ascensão política de Obama foi compilada em 2008, altura em que Souza lança o livro de fotografias intitulado “The Rise of Barack Obama”, com imagens que vão de 2005 a 2008.

Sobre a era Reagan publicou dois livros, em 1992, “Unguarded Moments: Behind-the-scenes Photographs of President Reagan”, e em 2004, “Images of Greatness: An Intimate Look at the Presidency of Ronald Reagan”.

Souza trabalhou como fotografo freelancer para publicações como National Geographic, Life Magazine ou Newsweek e como professor assistente na Universidade de Ohio. Ganhou inúmeros prémios de fotojornalismo e as suas imagens já correram o mundo.

O neto de açorianos nasceu em New Bedford, há 63 anos, e cresceu em South Dartmouth, no estado de Massachusetts. Licenciou-se em Comunicação Pública, pela Universidade de Boston e é mestre em Jornalismo pela Universidade de Kansas.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.