Já aqui recordámos algumas das fotografias da era Obama pela lente de Pete Souza, mas parece que o fotógrafo também quer que não nos esqueçamos de algumas outras.

"Durante oito anos, o meu patrão [Obama] referiu-se a mim, de forma respeitosa, como o Açoriano", partilhou Pete Souza na sua conta da rede social Instagram, dias antes da tomada de posse de Donald Trump. Conta essa que terminou as suas publicações no dia 19 janeiro e permanece hoje como arquivo pertencente à NARA (sigla em inglês para Arquivos Nacionais e Administração de Documentos).

Pete Souza coloca agora as suas fotografias numa outra conta da mesma rede social, que já conta com mais de 753 mil seguidores. As primeiras fotografias têm data de 20 de janeiro, dia da tomada de posse de Donald Trump. Uma dessas fotografias mostra Barack Obama a sobrevoar a Casa Branca, uma imagem marcante que ilustra a despedida do ex-presidente dos Estados Unidos.

Num protesto silencioso, a escolha das últimas fotografias de Pete de Souza parece ser ser uma resposta às recentes medidas de Donald Trump, como salienta a CNN. O antigo fotógrafo responsável pelas fotografias da Casa Branca partilhou algumas imagens do ex-presidente Barack Obama, mas também de alguns trabalhos que fez como fotógrafo freelancer.

Quando o "verniz estalou" entre Donald Trump e o presidente do México, Henrique Peña Nieto, Pete Souza não hesitou na escolha da fotografia que partilhou. Num registo pouco habitual entre dois presidentes, Souza publicou uma fotografia de Barack Obama e Peña Nieto descontraídos a beber... tequila.

Num momento em que a Administração Trump estava debaixo de fogo quanto à sua política de restrições à imigração, Pete Souza partilhou três fotografias de um trabalho que fez para o Chicago Tribune, no Kosovo e na Macedónia, retratando crianças refugiadas.

No dia em que se soube da polémica conversa telefónica entre Donald Trump e o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, Pete Souza partilhou uma fotografia de Obama sorridente junto do chefe de estado australiano e o seu homólogo neozelandês.

Quando a revista alemã Der Spiegel lançou para as bancas a capa da sua edição semanal com uma ilustração que mostrava Donald Trump a segurar a cabeça da Estátua da Liberdade decapitada, Pete Souza partilhava uma fotografia da chanceler Angela Merkl com Barack Obama, em 2015, aquando da Cimeira do G7.

A ironia de Pete Souza não fica por aqui. No mesmo dia partilhou uma fotografia de Barack Obama a regressar à Casa Branca. A legenda que a acompanhava diz tudo: “Não é o que pensam”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.