O trânsito no Itinerário Complementar (IC) 16, estrada que liga Sintra a Lisboa, ficou condicionado em meados de dezembro de 2018 devido a um abatimento de terras ao quilómetro 2,9, na zona de Belas, no concelho de Sintra, e desde então só se circula numa das três faixas no sentido Pontinha-Belas.

Num comunicado hoje divulgado, a Infraestruturas de Portugal (IP) avançou que foi possível “antecipar significativamente” a conclusão dos trabalhos de pavimentação do separador central e assegurar as condições de segurança para proceder à reabertura e duplicação das vias disponíveis para a circulação no sentido Pontinha-Belas neste troço do IC16.

As obras, que tiveram início em 04 de novembro, envolveram a IP, um empreiteiro e a Câmara Municipal da Amadora.

Segundo o comunicado, a IP tem previsto dar início à intervenção definitiva para a reposição integral das condições de mobilidade e segurança no IC16, nomeadamente a empreitada de substituição da passagem hidráulica existente ao quilómetro 2,9.

Esta obra definitiva, que deverá ter início até ao final do primeiro trimestre de 2020, tem, de acordo com a empresa, “um preço base de 850 mil euros e um prazo de execução estimado de 170 dias”.

Será também efetuada uma intervenção de correção e estabilização dos taludes na zona confluente com a nova passagem hidráulica.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.