Em comunicado, a empresa que gere os aeroportos portugueses classificou este valor como “um marco”, sublinhando que é atingido “pela primeira vez” e que resulta das sinergias entre os parceiros, entidades e comunidade aeroportuária.

Segundo a ANA, todos estes intervenientes têm-se empenhado em “garantir diariamente a melhoria da acessibilidade aérea na região do Algarve e um serviço de qualidade aos passageiros”, lê-se na nota.

A empresa salientou ainda os recentes investimentos realizados naquela infraestrutura “para aumentar a capacidade de processamento de passageiros, requalificar e remodelar o terminal”.

Por outro lado, indicou, o facto de ter atingido os nove milhões de passageiros também é resultante do reforço da “cooperação estratégica com as várias entidades em favor do desenvolvimento regional e do setor turístico” da região.

“O Aeroporto de Faro tem sido nas últimas três décadas catalisador do desenvolvimento regional e nacional, o que lhe permite afirmar-se como a principal porta de entrada na região”, concluiu.