Em comunicado enviado às redações, a task-force responsável por coordenar o esforço de vacinação contra a Covid-19 informa que " vacinação no Queimódromo do Porto foi suspensa" para "averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor".

Segundo a nota, a decisão de suspensão "decorre de uma alegada falha na cadeia de frio", o que já justificou a soliticação de uma investigação à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde

"Os agendamentos previstos para este centro de vacinação serão reagendados para outros centros nas proximidades", alerta a task-force

Devido a este problema técnico, "os utentes vacinados nos dias 9 e 10 de agosto serão contactados pelas entidades de saúde, até a próxima semana, no sentido de monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas".

No entanto, a task-force assegura que "dadas as características das vacinas contra a COVID-19, não é expectável que a falha ocorrida no processo de conservação tenha impacto na saúde dos utentes".

Ainda assim, não só o Infarmed está a acompanhar a situação, como é apelado às pessoas que receberam a vacina no Queimódromo do Porto nos dias 10 e 11 de agosto que comuniquem alguma suspeita de reação adversa através do Portal RAM ou que esclareçam as suas dúvidas sobre a vacinação através do vacina.covid@arsnorte.min-saude.pt.

[Notícia corrigida às 11:57 — substitui "10 e 11 de agosto" por "9 e 10 de agosto"]