O jogo entre o Sporting Clube Portugal e o  Futebol Clube do Porto a contar para a 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic é, de acordo com a legislação em vigor, considerado um evento de “risco elevado”. Prevê-se uma lotação de aproximadamente 45 mil pessoas e a hora oficial de abertura das portas do estádio ao público está prevista para as 18h15. No entanto, a PSP iniciará a sua ação durante a manhã, incidindo no âmbito da fiscalização do estacionamento e da circulação automóvel.

A operação de segurança implica condicionamentos momentâneos ao trânsito automóvel, nomeadamente durante a deslocação de equipas e de adeptos, sendo intenção da PSP que os adeptos visitantes concentrem junto à Associação dos Deficientes das Forças Armadas, na Avenida Padre Cruz, pelas 17h30.

Nesse sentido, a PSP antecipa os seguintes condicionamentos de trânsito pelas 08H00:

  • Campo Grande;
  • Avenida Padre Cruz e Avenida Rainha D. Amélia;
  • Alameda das Linhas de Torres, Rua António Stromp e Rua Cipriano Dourado;
  • Rua Professor Moniz Pereira, Rua Alfredo Trindade e Rua Professor Fernando da Fonseca.

"A ação da PSP centrar-se-á, a todo o momento, no sentido de minimizar os impactos destes condicionamentos, garantindo as necessidades de segurança e da circulação rodoviária nos locais afetados", pode ler-se no comunicado.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP destacará, para este evento, um dispositivo policial onde se incluem diversas valências da Polícia, designadamente efetivo da 3.ª Divisão Policial, da Divisão de Trânsito, da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, das Unidades Metropolitanas de Informações Desportivas de Lisboa e do Porto, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Prevenção e Reação Imediata, Equipas de Prevenção e Investigação Criminal e o reforço da Unidade Especial de Polícia, através do Corpo de Intervenção e do Grupo Operacional Cinotécnico.

A PS deixa ainda um conjunto de recomendações aos adeptos que se irão deslocar ao estádio:

  • À deslocação para o Estádio José Alvalade em transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do mesmo;
  • À deslocação com antecedência, devendo contar com o tempo necessário para a realização dos devidos procedimentos de segurança;
  • No caso de utilização de viaturas próprias, o estacionamento em parques vigiados e destinados para o efeito; e
  • Evitar portar malas e mochilas para o interior do recinto desportivo.

As autoridades recordam ainda os contactos, em caso de necessidade, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (217 654 242) ou digite no telemóvel [21 POLICIA].