
André Ventura, líder do Chega, foi retirado, de um jantar-comício, em Tavira, depois de ter sentido uma indisposição.
O presidente do Chega já deu entrada no hospital de Faro, onde vai realizar exames complementares.
O médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que assistiu André Ventura disse que “está tudo bem com ele, neste momento”. E indicou que o “socorro foi rápido, correu tudo otimamente bem”.
Em declarações à CNN Portugal, após explicar que tinha indicações dos “superiores hierárquicos” para não prestar mais declarações, o médico afirmou que mais pessoas estão envolvidas na assistência a Ventura e falou numa “equipa coesa, que conseguiu fazer uma resposta muito rápida e muito boa”.
Segundo o Observador, André Ventura fez um eletrocardiograma no local, que teve um resultado normal, sem registo de alterações.
O líder parlamentar do partido, Pedro Pinto, garantiu que André Ventura “está bem e consciente”, em declarações aos jornalistas.
Mais tarde, Pedro Pinto retomou o comício e começou por dizer que “uma indisposição” privou o presidente do partido de estar no local, mas deixou uma convicção: “Tenho a certeza que amanhã ele vai voltar à rua com aquela energia que teve aqui neste Algarve, quer na tarde de ontem, quer no dia de hoje”.
Agradeceu ainda o "respeito muito grande" de todos os partidos políticos.
"De todos os quadrantes políticos já recebemos chamadas de força. Isso significa que na política nós não temos de ser inimigos. Temos de respeitar as ideias, temos de saber que cada um tem a sua ideia. Mas há uma força que é ela que vai dizer quem é que vai governar ou não Portugal: a força do voto no próximo domingo”, afirmou Pedro Pinto, em Tavira, arrancando muitos aplausos aos apoiantes do Chega."
Segundo o Observador, André Ventura fez um eletrocardiograma no local, que teve um resultado normal, sem registo de alterações.
André Ventura estava a discursar quando, cerca das 21:10 parou de falar, sendo logo amparado por elementos da comitiva e retirado do local, para o exterior do Parque de Feiras e Exposições de Tavira.
No local estiveram elementos dos Bombeiros Municipais de Tavira que assistiram o presidente do Chega, assim como duas ambulâncias do INEM de suporte de imediato de vida, e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação.
Reações
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, recorreu à rede social X para desejar as melhoras ao líder do Chega.
"Fui informado que André Ventura se sentiu mal num evento partidário. Do jantar comício em que participo nas Caldas da Rainha, envio o desejo de rápido restabelecimento, esperando que não seja nada de grave", escreveu.
Também o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, já reagiu. À entrada de um comício na Aula Magna, em Lisboa, o líder do PS foi questionado sobre o que aconteceu a André Ventura. “Espero que melhore rápido”, disse Pedro Nuno Santos.
O presidente da Iniciativa Liberal também já deixou desejos de “rápidas melhoras” a André Ventura, “esperando que não seja nada de grave”, numa mensagem publicada nas rede social X.
Nuno Melo, presidente do CDS-PP, também recorreu à mesma rede social para desejar as melhoras a André Ventura.
“Acabo de tomar conhecimento de que André Ventura se sentiu mal durante uma iniciativa de campanha. Em nome do CDS desejo uma rápida recuperação”, escreveu.
O deputado do Chega, Pedro Frazão, deixou também uma mensagem na rede social X a pedir a Nossa Senhora de Fátima para proteger André Ventura.
"Hoje, 13 de Maio, Nossa Senhora de Fátima protege André Ventura e a tua terra", escreveu.
Comentários