De acordo com o relatório deste ano da consultora New World Wealth, que baseia o valor na riqueza no país em função do número de habitantes, o valor dos africanos mais ricos é cerca de 10 vezes menor que na Suíça e Austrália, onde cada habitante tem, em média, mais de 200 mil dólares.

Em Angola, olhando para o país como um todo, há riqueza no valor de 75 mil milhões de dólares, tornando-o sétimo país africano, bem acima de Moçambique, que está em 16.º lugar, com 19 mil milhões de dólares.

O relatório deste ano olha também para o número de milionários em cada país, constatando-se que existem 6.100 milionários, ou seja, pessoas com ativos superior a 1 milhão de dólares, e 320 multimilionários, ou seja, com uma riqueza pessoal superior a 10 milhões de dólares.

Em Moçambique, há 1.100 milionários e 50 pessoas com ativos superiores a 10 milhões de dólares.

Nos últimos 10 anos, segundo o relatório, o número de milionários subiu 82% em Angola e 37% em Moçambique, os únicos dois países lusófonos citados no documento.

Ao contrário das Ilhas Maurícias, onde o número de milionários cresceu 20% entre 2015 e 2016, muito por culpa do bom ambiente económico que é convidativo para os cidadãos mais abastados de França e da África do Sul, Angola perdeu 4% dos milionários que tinha, e Moçambique 2%.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.