“A primeira ideia que queria partilhar (…) é a de tranquilidade num conjunto de processos e procedimentos que foram lançados e alterados e que, pese embora isso, permitiram que este ano letivo comece na região com absoluta tranquilidade”, afirmou Vasco Cordeiro.
O chefe do executivo açoriano falava na escola básica integrada de Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, na sessão que assinalou a abertura do novo ano letivo.
De acordo com o presidente do Governo Regional, as aulas iniciaram em mais de 160 escolas, com mais de 43.500 alunos, cerca de cinco mil docentes e perto de três mil elementos afetos ao pessoal não docente.
No seu discurso, Vasco Cordeiro destacou a colocação de professores "a tempo e a horas", o reforço dos recursos humanos, incluindo técnicos superiores na área da psicologia, da terapia da fala, da educação especial, entre outros, e "o alargamento desde o 1.º ciclo até ao 12.º ano do sistema de empréstimo de manuais escolares em todas as escolas da região".
O presidente do Governo dos Açores sublinhou ainda "a importância política e estratégica" que a questão da educação tem para o seu executivo, reforçando a necessidade de esta, assim como do sucesso escolar serem considerados por toda a comunidade como "um desígnio regional".
Salientando a importância do progrma ProSucesso, que "aposta na área da qualidade da aprendizagem, do desenvolvimento profissional dos docentes e no envolvimento da comunidade com a escola e com a educação", Vasco Cordeiro avançou com novas medidas neste âmbito.
"O projeto dos professores qualificados na resolução de dificuldades na aprendizagem é um bom exemplo na área da Matemática no 1.º ciclo e é por ser um bom exemplo que vamos alargar este projeto ao 2.º ciclo, incluindo também a disciplina de Português e abrangendo 12 escolas a título experimental”, adiantou.
No âmbito do segundo projeto, "Apoio mais - retenção zero", iniciado no ano letivo de 2015/2016, que também incluiu a escola de Ponta Garça, vai abranger ainda mais anos de escolaridade neste estabelecimento.
Um terceiro projeto no âmbito do ProSucesso, de intervenção na comunidade que, em 2016/2017 incluiu três escolas do concelho da Lagoa com registo de uma diminuição acentuada do número de retenções, vai ser alargado a dois estabelecimentos de Vila Franca do Campo, num universo de 1.730 alunos, mais de 200 professores e diversas parcerias.
Comentários