O jornal norte-americano considera que o governante português merece a nona posição do ranking “Class of 28” por ser uma personalidade que “está a moldar, agitar e fazer mexer a Europa”.

Os elogios do jornal ao primeiro-ministro não saciam: “Costa um duro lutador político escondido atrás de um pronto sorriso de campanha” e até são estabelecidas comparações a fim de enaltecer a figura portuguesa: “Ao contrário de outros socialistas manchados pela associação a tempos difíceis, Costa conseguiu apresentar-se como um campeão da mudança, capaz de mudar a página da austeridade”.

O Politico ainda sublinha a “capacidade extraordinária [de António Costa] ao conseguir equilibrar as exigências da esquerda para reverter as medidas austeras da recessão com uma mudança cautelosa, que agradou aos investidores estrangeiros e aos parceiros de Portugal na Zona Euro”.

Ainda que reconheça as críticas tecidas a António Costa devido às tragédias provocadas pelos incêndios deste ano, o jornal realça as qualidades do primeiro-ministro e analisa o seu próximo ano: “Costa vai ter de continuar o seu equilíbrio económico, enfrentando um novo líder da oposição, e desenvolver as suas capacidades políticas para gerir uma relação difícil com os dois partidos à esquerda que lhe dão a maioria governativa”. Ainda acrescenta, “o objetivo é garantir uma maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, em 2019”.

Na lista de figuras influentes para 2018 da publicação, composta por 28 nomes (18 homens e 10 mulheres) de várias nacionalidades, o primeiro-ministro português surge a seguir à jornalista e dissidente russa Galina Timchenko, diretora do jornal online Meduza.

A tabela é encabeçada pelo presidente do Partido Democrático Alemão Libeal Christian Lindner, pelo ministro da Justiça e Lorde Chanceler do Reino Unido Michael Gove, e pela ministra do Trabalho francesa Muriel Pénicaud.

Tabela2018
créditos: Politico

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.