Numa mensagem transmitida pelo seu porta-voz, Stéphane Dujarric, durante a conferência de imprensa diária em Nova Iorque, Guterres assegurou que “as Nações Unidas estão dispostas a acompanhar a Guatemala e os guatemaltecos nestes esforços”.
O secretário-geral também expressou a sua gratidão por o novo Presidente ter “respeitado a vontade democrática” do eleitorado guatemalteco, depois de o processo de investidura ter sido adiado por algumas horas devido a tentativas de sabotagem por parte da oposição.
Bernardo Arévalo, símbolo da luta contra a corrupção na Guatemala, assumiu finalmente o poder na madrugada de hoje, após o Congresso cessante ter tentado sabotar a sua tomada de posse com procedimentos de rotina que atrasaram a cerimónia por mais de 10 horas.
Esta foi a enésima tentativa da oposição para inviabilizar o mandato do Presidente, eleito em agosto, depois de meses de uma perseguição judicial liderada pelo Ministério Público denunciada pelos Estados Unidos, pela União Europeia e pelo Organização dos Estados Americanos (OEA).
Comentários