De acordo com a Reuters, o secretário-geral da ONU, António Guterres, vai reunir-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, e com o presidente turco, Tayyip Erdogan, na Ucrânia na próxima quinta-feira. A notícia foi avançada por Stephane Dujarric, porta-voz da ONU.

"Por convite do presidente Volodimir Zelensky, o secretário-geral estará em Lviv na quinta-feira para participar de uma reunião trilateral com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e o líder ucraniano", disse o porta-vox.

Guterres vai encontrar-se com Zelenskiy em Lviv, no oeste da Ucrânia, e pretende discutir a situação na central nuclear de Zaporizhzhia, além de encontrar uma solução política para o conflito com a Rússia.

É ainda referido que na sexta-feira Guterres vai visitar o porto de Odesa, no Mar Negro, de onde são exportados cereais. De recordar que foi assinado, em julho, por Kiev e Moscovo, com mediação da Turquia e sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), um acordo para a exportação de cereais ucranianos, bloqueada após a ofensiva russa na Ucrânia.

Já no sábado, o secretário-geral da ONU vai visitar o Centro de Coordenação Conjunta em Istambul, na Turquia, composto por funcionários russos, ucranianos, turcos e por funcionários da ONU que supervisionam as exportações de cereais e fertilizantes da Ucrânia para o Mar Negro.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.