A apreensão foi feita pelo Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, no distrito de Faro, e os 2,4 quilos de sardinha (sardina pilchardus) foram depois vendidos em lota, tendo o valor resultante da operação sido colocado “cativo à ordem do processo”, precisou a GNR num comunicado.

A força de segurança frisou que o pescado foi localizado durante uma ação de fiscalização realizada no porto de pesca da cidade algarvia, destinado a “controlar as regras de captura, desembarque e comercialização de sardinha”.

Durante a fiscalização, os militares da UCC detetaram “uma infração por transporte de pescado fora do recinto da lota, em violação das normas legais”, identificaram o condutor da viatura de transporte, um homem de 69 anos, e “elaboraram o respetivo auto de contraordenação”, esclareceu a GNR.

“A Unidade de Controlo Costeiro relembra que a captura da espécie sardinha deve ser realizada de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, conforme orientações das entidades nacionais e comunitárias que monitorizam o setor”, lê-se no comunicado.