Após vários meses de rivalidade político-industrial entre a Alemanha e a França, os membros do Parlamento alemão aprovaram a verba de  77 milhões de euros para lançar a primeira etapa importante do projeto franco-alemão, ao qual Espanha também se juntou.

A maioria dos deputados votaram a favor, incluindo políticos da extrema-direita. No entanto, ecologistas e a extrema-esquerda mostraram-se contrários ao projeto.

Esta decisão permite financiar, de forma igual entre a França e a Alemanha, os estudos necessários para a construção, em 2026, de um protótipo do avião de combate europeu de nova geração, o NGF ("New Generation Fighter").

Embora o valor aprovado hoje seja limitado perto do previsto inicialmente para o projeto, esta fase foi crucial, uma vez que uma negativa poderia ter colocado em causa o desenvolvimento do avião.

O avião, que entrará em funcionamento até 2040, é a peça-chave para o programa SCAF (Future Air Combat System), que também prevê desenvolver drones e mísseis.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.