É difícil fazer a História do século XXI sem o registo dos milhões de páginas web que retratam acontecimentos, tendências, pessoas e toda a realidade digital que hoje nos rodeia. O trabalho de guardar a nossa memória digital é. por isso, cada vez mais fundamental e, em Portugal, essa é uma missão entre ao Arquivo.pt, um projeto da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que em 2017 completa 10 anos de trabalho. Um trabalho que recua a 1996, ano desde o qual já foram preservados mais de 4 mil milhões de ficheiros, número que continua a aumentar todos os dias.

Para assinalar uma década de trabalho e debater os desafios futuros de preservar a memória digital, o Arquivo.pt organiza na próxima terça-feira, dia 8 de novembro, a sua primeira conferência dedicada precisamente às "Arquivo.pt: Novas formas de viajar no passado".

O programa arranca com o debate sobre "porquê e como preservar a Web?" que conta com a participação de José Pacheco Pereira, que enquanto historiador e opinion maker discute há vários anos o problema da efemeridade da web, Julien Masanès,  o “pai” do arquivo digital na Europa e líder do Internet Memory Research, e Daniel Gomes, que iniciou e gere o serviço público Arquivo.pt, investigador na área de preservação da Web desde 2001.

A seguir ao debate será apresentado o Concurso ao Prémio Arquivo.pt 2018, que terá como objectivo fomentar trabalhos de investigação inovadores utilizando recursos preservados da Web.

A parte da tarde será dedicada a um conjunto de workshops sobre casos de investigação e formação
com recurso ao Arquivo.pt. Será possível conhecer alguns trabalhos académicos, como é o caso "Transformações dos Websites dos Jornais Portugueses", na área de Ciências da Comunicação, "O Straight-Edge na área metropolitana de Lisboa", na área de Ciências Sociais e "Memória da FCSH na Web: Exposição Virtual", oriundo da Ciência da Informação.

Para quem estiver interessado em aprofundar conhecimentos e  potenciar a utilização dos serviços do Arquivo.pt, decorre um workshop com os seguintes módulos "Arquivo.pt: uma nova ferramenta para pesquisar o passado", "Como publicar informação preservável para o futuro" e "Acesso automático ao Arquivo.pt (APIs)"