O objetivo foi de verificar os requisitos legais com especial destaque para o controlo de origem e rotulagem, conservação e exposição da carnes e produtos cárneos, bem como as condições higiénicas e sanitárias das instalações, refere a autoridade em comunicado.
Como balanço da ação, informam que realizara a fiscalização de 163 operadores económicos, tendo sido instaurados 30 processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações, a distribuição, preparação e venda de carnes e seus produtos com desrespeito das normas higiénicas e técnicas aplicáveis, a falta de mera comunicação prévia, o incumprimento das regras aplicáveis ao controlo metrológico, entre outras.
Procedeu-se ainda à suspensão de atividade de um operador económico pelo incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene e à apreensão de 770 Kg de carnes e produtos cárneos e ainda 5 instrumentos de pesagem (balanças), no valor total estimado de 15.750,00 euros.
Foram ainda efetuadas colheitas de amostras para pesquisa de adição de sulfitos, que irão ser sujeitas a análises no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE.
Comentários