O historiador José Sarmento de Matos, um estudioso da cidade de Lisboa, morreu este domingo, aos 72 anos.

Nascido a 8 de junho de 1946, em Lisboa, José Sarmento de Matos iniciou o seu percurso académico na Faculdade de Direito, antes de se inscrever em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se especializou, mais tarde, em História de Arte e arquitetura civil.

“José Sarmento de Matos publicou inúmeros artigos, livros e estudos sobre a cidade de Lisboa, deixando uma obra vasta e representativa da complexidade do património e riqueza arquitetónica da capital”, lê-se no voto apresentado pelos socialistas e aprovado por unanimidade.

Em 2017, Sarmento de Matos recebeu a Medalha de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Lisboa, cuja entrega a título pessoal ocorreu no passado dia 23 de outubro de 2018.

Já o voto do CDS-PP lamenta a morte do antigo deputado federal pela Bahia José Lourenço Morais da Silva foi aprovado por maioria, com os votos do PSD, CDS e PAN, o PS absteve-se e PCP, BE e PEV votaram contra.

Nascido em S. Martinho, Portugal, no dia 5 de março de 1933, José Lourenço mudou-se aos 16 anos para Salvador da Bahia, disputou seu primeiro mandato como deputado estadual na Bahia em novembro de 1970, e em 1982 foi eleito pelo PDS a Câmara dos Deputados.

Na Assembleia Constituinte de 1988, participou dos trabalhos constituintes como membro titular da Subcomissão do Poder Judiciário e do Ministério Público, da Comissão de Organização dos Poderes e Sistema de Governo e da Comissão de Sistematização. José Lourenço serviu como deputado federal até 2002.

“Amigo de Portugal e da comunidade portuguesa no Brasil, que sempre apoiou, José Lourenço deixa sentidas saudades”, lê-se no texto dos democratas-cristãos.