"Um homem fez-se explodir num mercado de Mussayeb, matando pelo menos 20 pessoas", indicou um porta-voz do Ministério do Interior.

Pelo menos 34 pessoas ficaram feridas no mercado, localizado no centro desta cidade, a cerca de 60 quilómetros a sul de Bagdad.

O atentado ocorreu ao final da manhã, algumas horas depois de um outro ataque que aparentemente falhou na cidade sagrada de Karbala, poucos quilómetros a sudoeste.

O Estado Islâmico, através da sua agência de propaganda Amaq, rapidamente assumiu a responsabilidade por esses dois ataques que visaram a comunidade xiita.

O grupo ultrarradical sunita assumiu a autoria da maioria dos ataques realizados no Iraque nos últimos meses, incluindo os três que fizeram mais de 40 mortos em Bagdad e Hit, a 30 de maio.

Estes atos acontecem num momento em que os jihadistas perdem terreno, especialmente na sua fortaleza de Mossul, onde as forças iraquianas continuam a avançar.

O período do Ramadão, mês do jejum do Islão, é muitas vezes marcado pelos atentados jihadistas contra locais públicos para fazer o maior número possível de vítimas.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.