As dioceses com mais alunos, de acordo com a notícia publicada pela agência Ecclesia, são Lisboa (109), Porto (89) e Braga (62) a que se seguem Angra (47), Aveiro (46), Setúbal (40) e Viana do Castelo (40). No extremo oposto, estão Guarda e Portalegre-Castelo Branco (2), Algarve e Viseu (5). Os alunos incluem os 258 alunos do pré-seminário (formação fora do seminário), seminários menores, ano propedêutico, seminários maiores (curso de teologia) e seminários Redemptoris Mater, do movimento do Caminho Neocatecumenal.

Estes números representam “uma esperança” para a Igreja Católica, tendo em conta uma certa “visão fatalista” provocada pelos casos mediáticos em que a estrutura eclesiástica tem estado envolvida, mas significa também “um desafio para que a formação seja cada vez mais eficaz”, considera, em declarações à Ecclesia, o padre José Alfredo da Costa, secretário da Comissão Episcopal para as Vocações e Ministério.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

7MARGENS é um jornal digital orientado por critérios jornalísticos profissionais e independentes de qualquer instituição, que privilegia informação sobre o fenómeno religioso, no sentido mais amplo do termo. Procura dar conta das diferentes buscas espirituais que marcam o nosso tempo, com os horizontes da paz, da justiça social, do conhecimento mútuo, da tolerância e da cooperação entre os mais diversos atores das nossas sociedades.