"O objetivo principal da CDU nas próximas eleições é manter a vereação na Câmara de Viana do Castelo, aumentar o número de eleitos nas freguesias. Este ano concorremos a mais uma freguesia do que em 2013", disse à Lusa a candidata comunista.

Com 42 anos e licenciada em Educação Social, Cláudia Marinho Cláudia Marinhou substituiu, em fevereiro, Ilda Figueiredo, que suspendeu o mandato no executivo para ser candidata à Câmara do Porto nas eleições de 01 de outubro.

A candidata da CDU, que falava à margem da formalização das listas do partido ao tribunal, sublinhou a sua "confiança" na manutenção do lugar na Câmara de Viana do Castelo por considerar que a CDU "desenvolveu um trabalho diferenciador, com alternativas e propostas que podem ajudar a projetar” o concelho.

Disse que a candidatura hoje formalizada apresenta uma "equipa renovada e diferenciadora, composta por pessoas jovens e outras menos jovens, provenientes de diferentes áreas de atividade".

"Os elementos que compõem a lista reúnem o saber e a experiência nas áreas social, cultural, urbanismo, gestão do património e desporto. No fundo as áreas que a CDU privilegia no programa eleitoral que irá apresentar", sustentou.

A conquista de um mandato, em 2013, quebrou então um interregno de oito anos da presença da CDU na Câmara de Viana do Castelo.

Militante do PCP desde 2001 e membro da Direção Regional e da Comissão Concelhia de Viana do Castelo do partido integrou a lista encabeçada pela antiga eurodeputada Ilda Figueiredo nas últimas autárquicas.

Além de Cláudia Marinho, a lista à Assembleia Municipal de Viana do Castelo é liderada pelo advogado Rocha Neves.

Cláudia Marinho, é natural e residente em Viana do Castelo. Iniciou o percurso profissional aos 18 anos, após terminar um curso tecnológico na área social, ingressando no Gabinete de Atendimento à Família, instituição na qual é hoje coordenadora de um projeto na área da redução de riscos e minimização de danos, no consumo de substâncias psicoativas.

Aos 22 anos ingressou no ensino superior, na Universidade Portucalense, no curso de Educação Social, tendo posteriormente realizado uma especialização em Educação e Promoção da Saúde, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Além de vereadora é ainda membro do Movimento Democrático da Mulher, do Movimento Erradicar a Pobreza e da Associação dos Profissionais da Educação Social.