"Propomos a constituição de um conselho de cultura independente que permita consensualizar objetivos para uma política cultural para o concelho, que faça uma avaliação permanente das iniciativas culturais, que promova o seu acesso e a livre iniciativa de bens culturais", apontou o candidato do BE, em nota hoje enviada à agência Lusa.
O atual executivo municipal anunciou, em junho, a intenção de se candidatar à organização daquele evento.
O Parlamento Europeu aprovou a 13 de junho a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura entre 2020 e 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.
Os concursos para a atribuição do título de Capital Europeia da Cultura começam seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, tal só acontecerá dentro de quatro anos, em 2021.
Lançada em 1985, Portugal já teve uma Capital Europeia da Cultura em três ocasiões, designadamente Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).
Além de Viana do Castelo, Guarda, Faro, Coimbra, Viseu já anunciaram intenção de apresentar candidatura ao evento.
Para "consolidar" essa candidatura, o candidato do BE quer dotar a capital do Alto Minho de "um programador cultural que permita projetar a cidade no contexto cultural regional e nacional, estabelecendo estratégias de diferenciação e que, simultaneamente, traga iniciativas capazes de fazer germinar projetos locais".
"Propomos uma agenda cultural que seja um verdadeiro instrumento de promoção da cultura, fazendo também uso das novas plataformas digitais para que a falta de informação não seja também um impedimento à fruição dos bens culturais", sustentou.
Luís Louro apontou ainda "a disseminação dos projetos culturais pelo território, promovendo a itinerância, a mobilidade dos públicos e o apoio às iniciativas locais".
A "criação de um Orçamento Participativo (OP) para a cultura com um montante disponível não inferior a 100 mil euros" é outras das medidas que garantiu que irá defender.
Concorrem à presidência da Câmara de Viana do Castelo nas eleições de 01 de outubro o atual presidente José Maria Costa (PS), Hermenegildo Costa, pelo PSD, Ilda Araújo Novo, pela coligação CDS/PPM, Cláudia Marinho, pela CDU, Luís Louro, pelo Bloco de Esquerda (BE) e Filipe Costa, pelo Partido Democrático Republicano (PDR).
Comentários