Um autocarro da Carris Metropolitana foi hoje ao final da tarde incendiado no bairro do Zambujal, na Amadora, distrito de Lisboa, constatou a Lusa no local, tendo sido totalmente consumido pelas chamas, não se conhecendo feridos.

Pelas 19:05, as equipas de prevenção e intervenção rápida da PSP que se encontravam na praça de São José deslocaram-se para o interior do bairro, com duas carrinhas e seis motas. Elementos dos Bombeiros Voluntários da Amadora apagaram as chamas que lavravam por todo o autocarro, no cruzamento das ruas das Galegas e do Cerrado do Zambujeiro, mas as operações de extinção do incêndio ainda demoraram mais algum tempo. Já passava das 21:00 quando os bombeiros abandonaram o local. Do autocarro da Carris restou apenas a carcaça e um amontoado de chapa e cablagens calcinadas.

Em declarações à Lusa, uma moradora relatou que o autocarro foi mandado parar por um grupo de jovens do bairro que, depois de o motorista sair, lançou fogo à viatura.

As chamas consumiram o veículo, tendo-se também ouvido explosões e disparos.

Entretanto, a polícia montou um perímetro de segurança no acesso à zona do fogo, muito próximo de prédios de habitação.

Várias pessoas causaram distúrbios no bairro do Zambujal, na Amadora, na noite desta segunda feira onde um homem foi baleado pela Polícia de Segurança Pública (PSP), tendo acabado por morrer no Hospital São Francisco Xavier.

Equipas de Prevenção e Reação Imediata (EPRI) e de Intervenção Rápida (EIR) da PSP, que se encontravam na Praça São José, num dos acessos ao Zambujal, deslocaram-se para o interior do bairro, dispositivo pouco depois reforçado com quatro carrinhas e outra viatura da Unidade Especial de Polícia.

Notícia atualizada às 21h30