A laboração começa às 07:00, com os dois turnos que são normais durante o fim de semana e, a partir de segunda-feira, regressa o trabalho em velocidade de cruzeiro.
A fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela, parou no dia 27 de outubro.
“Devido à falta de componentes nas fábricas de motores, vemo-nos obrigados a fazer as seguintes alterações ao calendário de produção: 29, 30 e 31 de outubro serão 'downdays' (dias de não produção) coletivos”, justificou a empresa numa comunicação interna aos trabalhadores.
No comunicado, a que a agência Lusa teve então acesso, a Administração da Autoeuropa sublinhou que a paragem por falta de componentes está a afetar outras fábricas do grupo Volkswagen e que não é exclusiva da fábrica de Palmela.
A paragem de produção ocorreu dois dias depois de ter sido alcançado um novo pré-acordo laboral entre a Comissão de Trabalhadores e a Administração da empresa, que prevê o pagamento do trabalho ao sábado e domingo a 100% e aumentos salariais de 2,9% em cada um dos próximos dois anos.
Estão agendados quatro plenários para os dias 06 e 07 de novembro para dar conta deste pré-acordo, sendo que as votações, segundo avançou o coordenador da Comissão de Trabalhadores, Fausto Dionísio, à agência Lusa irão decorrer nos dias 08 e 09 de novembro.
“Os trabalhadores são soberanos, mas estamos confiantes de que será aprovado”, salientou o coordenador da Comissão de Trabalhadores.
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