A "AEvA-Uab - Universidade Digital da Região de Aveiro" vai surgir em setembro, com ofertas formativas de nível superior e "metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras", cujos cursos serão validados e certificados pela Universidade Aberta, como instituição pública de ensino superior.

O projeto complementa o “portfólio” de cursos da Universidade Aberta (virado sobretudo para as Humanidades) com licenciaturas, pós graduações, mestrados e mesmo doutoramentos, em áreas tecnológicas que respondam à empregabilidade da região.

Para o diretor da AEVA, Jorge Castro, a Universidade Digital vem assegurar a continuidade no prosseguimento de estudos de nível superior aos cursos técnico-profissionais da Escola Profissional de Aveiro e de valorização profissional de adultos, feita pelo seu Centro Qualifica e pelo seu Campo Tecnológico (CATEC), que têm uma forte componente de tecnologias da informação e comunicação.

“A AEVA tem agora um Centro de Aprendizagem Universitário a cobrir toda a região de Aveiro, o que permitirá a todo o seu universo de aprendentes desenvolver os seus estudos de nível superior, sem comprometer a sua vida pessoal e profissional”, disse.

Com o surgimento da Universidade Digital, passa a ser possível a qualquer jovem ou adulto, na Região de Aveiro e não só, dadas as metodologias de ensino à distância, completar os estudos de ensino superior, de acordo com a sua disponibilidade de tempo, com os interesses profissionais e com as suas motivações pessoais.

Durante este mês a AEVA e UAb irão instalar na região de Aveiro a nova universidade e anunciar o município que irá acolher a sua sede.

O projeto tem ainda como parceiros tecnológicos a Microsoft e a HP.

“A AEVA, tal como tem feito com todas as suas atuais 13 marcas, irá trabalhar com os 11 municípios da Região de Aveiro, indo ao encontro das necessidades de educação superior das suas empresas e populações”, sublinhou Jorge Castro, observando que “a região passa a poder contar com um inovador Centro de Aprendizagem Superior”.